Mobilização

Trabalhadores do Metrô de São Paulo adiam greve para 25 de maio

Categoria aceitou a chamada cláusula de paz, orientada pelo TRT, e aguarda audiência de conciliação na semana que vem

São Paulo |
Metroviários de São Paulo vão prosseguir com as negociações até a nova assembleia, que será realizada na terça-feira (24) - Rovena Rosa/Agência Brasil

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (17), os trabalhadores do Metrô de São Paulo resolveram suspender a greve inicialmente marcada para hoje (18).

"A categoria considerou insuficientes as propostas do Metrô mas aceitou a Cláusula de Paz, com manutenção do Estado de Greve, orientada pelo TRT e aguardará nova audiência de conciliação no dia 24/5", diz o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, em nota divulgada após a reunião.

A entidade aponta que a proposta da empresa com relação à isonomia salarial, uma das reivindicações da pauta apresentada pelos trabalhadores, contempla "o ciclo de mérito 2021 no mês de agosto/22, conforme critérios estabelecidos do Plano de Remuneração e Carreira vigente ", sem pagamento retroativo. Os metroviários pontuam que hoje há funcionários desempenhando as mesmas funções, mas com remunerações diferentes.

De acordo com a proposta do Metrô, a partir de 1º de junho não será mais praticada a política de escala de acesso, o que significa que "os funcionários que estão em escala serão enquadrados, na mesma data, no salário inicial do cargo".

"A proposta não atende a reivindicação da categoria. Também não foi aceito o reajuste de 12,26%, [a empresa] negou o pagamento das PRs de 2020/21/22 e do vale-peru, não aceitou a reintegração dos demitidos de 2019 e os desligados por aposentadoria especial em 2020. Continua a mobilização!", finaliza a nota dos metroviários.

Uma nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira (24) para avaliar o rumo das negociações com a companhia e decidir sobre uma possível greve no dia seguinte.

 

Edição: Glauco Faria