de olho na data

Enem 2022: prazo para inscrição termina neste sábado (21)

O pagamento, no valor de R$85, deve ser feito até a próxima sexta-feira, dia 27 de maio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

É importante lembrar que mesmo aqueles que conseguiram a isenção do pagamento da prova devem fazer a inscrição no site - AFP

Se você está pensando em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para ingressar em algum curso de ensino superior no próximo ano, fique ligado nas datas, porque as inscrições se encerram neste sábado (21).

Para se inscrever é necessário acessar o site do Enem clicando aqui. O pagamento no valor de R$ 85 deve ser feito até a próxima sexta-feira, dia 27 de maio. Serão aceitos pagamentos por PIX, cartão de crédito e boleto.  

:: Inep exclui dados do Enem, e especialistas acusam "destruição" de indicadores da educação :: 

No momento da inscrição, o estudante deverá escolher se prefere fazer questões de espanhol ou de inglês e também deve optar se prefere fazer a prova impressa ou digital.

Inscrição de isentos

É importante lembrar que mesmo aqueles que conseguiram a isenção do pagamento da prova devem fazer a inscrição no site. 

Para pessoas com necessidades especiais, gestantes, lactantes ou idosos, a solicitação de atendimento especializado para o dia das provas também deve ser feita até este sábado (21).

Se você possui nome social, a solicitação para a inclusão do nome deve ser feita entre os dias 23 e 28 de junho. 

Nos dias dos exames, que serão aplicadas nos domingos 13 e 20 de novembro, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, e as provas devem se iniciar às 13h30. Tudo conforme o horário de Brasília. 

Documentos

Para a realização da prova é necessário apresentar algum documento original de identificação com foto. Neste ano, pela primeira vez, a organização do Enem aceitará a apresentação de documentos digitais de identificação aos fiscais. O estudante deve estar logado em algum dos seguintes aplicativos oficiais: e-Título, CNH Digital ou RG Digital. Vale lembrar que capturas de tela não serão válidas.

Leia também: Enem digital ou impresso? Entenda a diferença entre as modalidades ​​​​​​​​​​​​​​

E mais uma novidade neste Enem é a prova digital. O estudante que optar por fazer essa versão da prova também deverá se deslocar até algum local de prova, pois não há a alternativa de fazer a prova em casa. A não ser pela forma de aplicação, não existem diferenças entre a prova digital e a prova impressa. A redação segue o mesmo padrão e deverá ser escrita à mão em ambos os casos. 

A projeção é que os gabaritos das provas objetivas sejam divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o terceiro dia útil após a última prova, ou seja, dia 23 de novembro.

Edição: Rebeca Cavalcante