Acordo

Trabalhadores aceitam proposta e cancelam greve no Metrô de São Paulo

Decisão foi tomada pela categoria em assembleia realizada na noite desta terça-feira (24)

São Paulo |

Ouça o áudio:

Decisão de cancelar a greve foi tomada na noite desta terça-feira (24) - Mike Peel (www.mikepeel.net) CC BY-SA 4.0

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (24) os metroviários decidiram aceitar a proposta da companhia feita em audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho e cancelaram a greve programada para quarta-feira. Com o acordo, as linhas funcionam normalmente.

Segundo o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, o acordo estabelece o pagamento de dois steps, termo que se refere à remuneração de funcionários que ganham menos desempenhando funções equivalentes a outros que ganham mais, até 2023. Um deles corresponde a um reajuste de 5% em 31 de agosto de 2022 e o outro, de mesmo percentual, em 31 de janeiro de 2023. 

Também foi acertado o fim do chamado "subsolo", contratações de funcionários por salários abaixo do piso salarial da categoria. Os salários serão reajustados em 12,26%, assim como os vales alimentação e refeição. 

Impasse inicial e debate sobre greve

Na última terça-feira (17), os trabalhadores do Metrô de São Paulo já haviam suspendido uma greve inicialmente marcada para o dia 18. A categoria havia considerado insuficientes as propostas do Metrô na ocasião, mas aceitou a cláusula de paz, com manutenção do estado de greve.

"A proposta do Metrô não resolve o problema da injustiça salarial mas representa um avanço rumo à equiparação salarial", disse o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, em nota divulgada após a assembleia. "A luta continua pela isonomia salarial, pagamento das PRs e contra a terceirização e a privatização."

Edição: Glauco Faria