ATENÇÃO

Fiocruz aponta tendência de crescimento de casos de covid-19 em todas as regiões do Brasil

Estudo afirma que 84% do casos de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão lidados ao Sars-CoV-2

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A análise aponta que 18 das 27 Unidades Federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo - Ingrid Anne/Prefeitura de Manaus

O novo Boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (25) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta a tendência de crescimento dos casos de covid-19 em todas as regiões do país.

De acordo com o levantamento, cerca de 48% das ocorrências de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) registradas nas últimas quatro semanas são em função da covid-19. 

Em relação aos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 84% das notificações foram relacionadas ao Sars-CoV-2. A análise foi feita no período de 15 a 21 de maio.

Segundo o estudo, em crianças de zero a 4 anos, continua a predominância do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maioria dos casos de infecções do trato respiratório inferior em bebês; seguido dos casos de rinovírus; Sars-CoV-2 e metapneumovírus. Nas demais faixas etárias, o vírus causador da covid-19 é predominante entre os casos com identificação laboratorial. 

Leia também: Varíola dos macacos: entenda os riscos dessa doença

A pesquisa aponta que, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,5% para Influenza A; 0,4% para Influenza B; 30,1% para VSR; e 48,1% para Sars-CoV-2.

Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1,4% para Influenza A; 0% Influenza B; 6,6% para VSR; e 84% para Sars-CoV-2.

A análise aponta que 18 das 27 Unidades Federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas). O estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo estão entre os que apresentam a alta de casos da doença.

Leia mais: "Vacinar crianças contra a covid-19 ajuda a prevenir hepatite grave", diz pediatra

O coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes, ressalta que os dados atuais indicam a permanência da associação dessa tendência de crescimento de SRAG com o aumento de casos de covid-19.

"Essa propensão vem sendo observada desde a Semana Epidemiológica 17 (de 24 a 30 de abril). A estimativa é de 6,0  [5,3 – 6,9] mil casos de SRAG na SE 20 [período de 15 a 21 de maio]".

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister