Quase

Boris Johnson vence voto de não confiança no Parlamento e segue como premiê do Reino Unido

Primeiro-ministro britânico enfrenta descontentamento entre parlamentares de seu partido

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Johnson em uma das festas que teriam contrariado as regras da pandemia - UK Cabinet Office

Os parlamentares do Partido Conservador do Reino Unido rejeitaram nesta segunda-feira (6) um voto de não confiança contra o primeiro-ministro Boris Johnson. Com 148 votos, quando eram necessários 180 para afastá-lo, o premiê segue no cargo após o mecanismo que poderia retirá-lo do posto ser acionado por membros de seu próprio partido. 

Outros 211 parlamentares do Partido Conservador votaram pela continuidade do governo de Johnson.

O Reino Unido registra sua inflação mais alta das últimas quatro décadas. O Índice de Preços ao Consumidor em abril de 2022 foi 9% mais alto do que o registrado no mesmo mês de 2021, de acordo com o Office for National Statistics. Os preços dos alimentos e dos combustíveis puxaram a subida do índice. 

Johnson também é questionado por realizar festas durante o período de isolamento da pandemia de covid-19 em um escândalo que ficou conhecido como partygate. Relatório interno da funcionária Sue Gray investigou a realização de 16 eventos em Downing Street, residência e local de trabalho do primeiro-ministro do Reino Unido, que podem ter contrariado as regras de isolamento social.

Com a vitória desta segunda e sob as atuais regras, Johnson não poderá ser alvo de outro moção de desconfiança por 12 meses. Estas regras, todavia, podem ser alteradas e a antecessora de Johnson, Theresa May, renunciou ao cargo mesmo após vencer um voto de não confiança diante da instabilidade parlamentar.

Edição: Rodrigo Durão Coelho