ASSISTA

Bem Viver na TV: Arte e solidariedade transformam vidas na 'Cracolândia'

Nesta edição, o programa traz o debate da guerra às drogas e iniciativas que mudam a região de SP com arte e cultura

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Pagode na Lata e outras iniciativas buscam dar vida e esperança na 'Cracolândia', que vive em constante cenário de guerra em São Paulo (SP) - Pedro Stropassolas

Nos últimos meses, diferentes ações violentas da Polícia Militar ocorreram no território conhecido como Cracolândia, na região da Luz, em São Paulo. De acordo com os movimentos populares, as ações sistemáticas não são novas e ocorrem com mais frequência em ano de eleição. Em contrapartida ao aumento da violência, projetos e organizações desenvolvem iniciativas culturais e mostram que outro caminho é possível na redução de danos.

Mosaico Cultural desta edição do Bem Viver (18) mostra como a arte e a solidariedade estão fazendo uma revolução na região . Pagode na Lata, Coletivo Birico, Coletivo Tem Sentimento são alguns dos projetos que, mesmo sem apoio do poder público, seguem realizando ações junto aos moradores.

O artista e educador social Raphael Escobar acompanha o Pagode na Lata, iniciativa que surgiu em 2017 como uma articulação entre usuários e ex-trabalhadores do território da Cracolândia. 

"A hora que a a prefeitura demitiu todos os trabalhadores de um serviço, de diversos serviços, que faziam samba no fluxo, os trabalhadores falaram 'não vamos largar o pessoal aqui, a gente vai continuar fazendo'. As coisas hoje em dia são na raça", conta ele.

O serviço a que Escobar se refere é o Atende-se, pelo qual a Prefeitura de São Paulo oferecia assistência social, saúde e atividades para a região, mas que o município fechou no início da pandemia.

Também nesta edição do programa, Daniel Mello, do coletivo A Craco Resiste, ajuda a entender esse contexto social da Cracolândia e fala sobre os equívocos da atual política de guerra às drogas no quadro Entrevista.

“Na pandemia eles vêm ostensivamente acabando com os serviços que ofereciam pernoite, banheiro, torneira e alimentação. Então a Prefeitura logo no início da pandemia fecha o Atende-se. Depois eles vêm com uma política ostensiva, principalmente com a GCM” , relata.

Ele ainda denuncia o que define como "processo de revitalização". "Basicamente é expulsar as pessoas que estão lá, derrubar tudo e entregar para a especulação imobiliária, grandes empresários e ganhar muito dinheiro. Você está violentando uma massa de pessoas em situação vulnerável para promover lucro e reforçar a política da policia. A GCM está sendo treinada de forma militar na Cracolândia”.

Você confere tudo no Bem Viver na TV, uma produção do Brasil de Fato, exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo e vai ao ar sábado às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h.

Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Confira a programação!

E tem mais...

Em meio ao aumento da população em situação de rua e da fome, o quadro Alimento é Saúde explica: porque a nossa comida está tão cara?

No Momento Agroecológico, você vai conhecer um sistema onde agricultores e consumidores trabalham juntos para produzir alimentos saudáveis. É a chamada Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA).

E "Moradia é um direito!", a União Nacional de Moradia dá um salve no programa!

Comida de Verdade

O Comida de Verdade, com a chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, vem aí com uma receita prática e deliciosa, o macarrão cozido no molho de sardinha.

Ingredientes
½ pacote de macarrão, massa longa
1 lata de sardinha
3 tomates bem maduros em cubinhos ou 1 xícara de polpa de tomate ou 3 colheres de extrato de tomate
½ cebola cortada em cubinhos
1 cenoura ou uma abobrinha ralada
2 dentes de alho picadinhos
Muita salsinha e cebolinha – talos e folhas picadinhos e separados
Pimenta ardida e do reino opcional
Azeite ou o óleo da sardinha pra quem come sardinha
Água fervendo

Modo de preparo:
Refogue a cebola, os talos e o alho no óleo da sardinha ou no azeite com uma pitada de sal. Junte a cenoura ou abobrinha raladas e refogue também. Junte o tomate em cubinhos e refogue junto, tampe a panela e deixe ele começar a amolecer.

Junte um pouco mais de meio litro de água, deixe ferver e experimente o sal. Junte o macarrão e solte bem os fios.

À parte deixe uma panela com água fervendo caso haja necessidade de mais.

Marque o tempo de cozimento da embalagem do macarrão, e de vez em quando misture soltando os fios. Nesse tempo o caldo vai secando e virando molho.

Quando der o tempo do macarrão, experimente, pois cozido direto no molho ele demora um pouco mais pra cozinhar. Se o liquido secar nesse prazo e o macarrão estiver cru, você junta mais água fervendo daquela que deixou de lado.

Quando a massa estiver cozida junte a sardinha esfarelada com o garfo e o cheiro verde e a pimenta (se for de gosto) e está pronto!

Confira outras dicas no programa!

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza