Decisão

Petro e Francia abrem vantagem em resultados preliminares nas eleições da Colômbia; acompanhe

Neste domingo (19), cerca de 39 milhões de colombianos são convocados a eleger um novo presidente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Chapa de centro-esquerda abre vantagem de 700 mil votos no 9º boletim eleitoral divulgado pelo poder eleitoral da Colômbia - Reprodução / Registro Civil Colômbia

Na Colômbia, os resultados preliminares apontam uma tendência de vitória para a chapa de centro-esquerda Pacto Histórico no 2º turno das eleições presidenciais deste domingo (19). Com cerca de 89% da apuração, Gustavo Petro e Francia Márquez têm 50% dos votos; já Rodolfo Hernández e Marelen Castillo, da chapa de direita Liga Anticorrupção, possuem 46% da preferência.

"Foi um êxito para a democracia colombiana e para o poder eleitoral", disse o chefe do Registro Civil Nacional, Alexander Vega Rocha

O resultado oficial no entanto, será oferecido durante a semana. Uma nova contagem seria iniciada na próxima terça-feira (21).

Segundo o poder eleitoral, 60 locais de votação foram alterados por questões climáticas. A Missão de Observação Eleitoral (MOE) reportou no seu segundo boletim um total de 310 denúncias de irregularidades, sendo 32 na região da capital, Bogotá.

A MOE é formada por 2.381 observadores em 376 municípios. A Missão de Observação Eleitoral informou que 138 municípios estão em estado de alerta por denúncias de possíveis delitos eleitorais.

Antes de iniciar o pleito, a Missão recomendou que se a pré-contagem indicasse uma diferença inferior a 3% da votação deveria ser realizada uma recontagem voto a voto em todas as mesas com mais de 200 votos; onde houvesse registro de reclamação; nas quais um dos candidatos obtivesse mais de 80% dos votos; ou naquelas com mais de 2% de votos nulos.

A coalizão de centro-esquerda Pacto Histórico denunciou suposta tentativa de fraude em vários centros de votação com cédulas que foram entregues aos eleitores já rasuradas, o que ocasionaria a anulação do voto.

Durante o domingo, uma testemunha eleitoral do Pacto Histórico foi assassinada com disparos de arma de fogo no município de Guapi, departamento de Cauca e um soldado foi morto no departamento de Caquetá. O ministério do Interior declarou que irá investigar se os homicídios estão relacionados com as eleições.

:: A Colômbia rumará para a esquerda? ::

Cerca de 39 milhões de pessoas estavam habilitadas a votar em mais de 18 mil mesas dispostas no território colombiano, além de 972 mil colombianos que residem no exterior.

No primeiro turno, realizado no dia 29 de maio, cerca de 54% do eleitorado compareceu às urnas. O Pacto Histórico venceu em 19 dos 33 departamentos colombianos, enquanto a Liga de Governantes Anticorrupção se impôs em 13 regiões.

Edição: Arturo Hartmann