pra onde vai?

Remédio vencido: você sabe onde descartar?

Farmácias e drogarias devem fazer o recolhimento dos medicamentos fora da data de validade

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Descartado em locais inapropriados, os medicamentos podem contaminar o meio ambiente - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Brasil é o sexto país que mais consomem medicamentos no mundo, de acordo com a IQVIA, empresa de informações da área de saúde. Na América Latina, somos os primeiros do ranking. Mesmo com o alto consumo, uma dúvida ainda é comum: como realizar o descarte de medicações?

Se o remédio for jogado em local inapropriado, como por exemplo, no lixo comum ou no esgoto, as substâncias podem contaminar o meio ambiente. 

Por causa desses riscos à sua saúde, à saúde pública e ao ambiente, é importante descartar as medicações nos pontos de coleta específicos, ou seja, nas farmácias e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No Brasil, o decreto 10.388/2020 exige que as farmácias e drogarias realizem a logística reversa, ou seja, se responsabilizem por fazer o recolhimento de remédios vencidos. Neste link você pode encontrar o local mais próximo de você.

Estes locais possuem a função de dar a destinação correta aos medicamentos vencidos, conforme define a Política Nacional de Resíduos Sólidos, evitando que os remédios sejam consumidos indevidamente ou então que se dissolvam e entrem em contato com o meio ambiente, retornando como água contaminada, chuva tóxica ou poluição

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, os brasileiros gastam em média 82 dólares por ano em remédios de prescrição. Isso equivale aproximadamente a R$ 440. Em países como Estados Unidos, por exemplo, que não possui um sistema de saúde como o SUS, este valor pode chegar a R$ 5.360 ao ano. 

Existem também iniciativas locais de solidariedade que recebem doações de remédios que estejam dentro do prazo de validade e em bom estado de armazenamento. Você pode se informar dos detalhes entrando em contato com uma unidade do SUS da sua cidade. 


 

Edição: Thalita Pires