Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Eleições 2022

“É preciso vencer a cultura que mantém eleitos homens brancos e ricos”

Pré-candidatas defendem que partidos progressistas avancem no apoio a candidaturas de mulheres negras

21.jul.2022 às 10h27
Curitiba (PR)
Ana Carolina Caldas

Lançamento coletivo, em Curitiba, de pré-candidaturas de mulheres negras - Divulgação

Pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020, mostrou que o Brasil ocupa a posição 142 quando falamos em representatividade feminina no parlamento. A análise foi feita entre 193 nações. O quadro fica pior ainda quando falamos sobre mulheres negras eleitas no Brasil. Segundo dados do Movimento Mulheres Negras Decidem, nas eleições municipais de 2016 e 2020, a porcentagem de mulheres negras eleitas não passou de 5%.

Primeira vereadora negra da história de Curitiba, Carol Dartora (PT), pré-candidata a deputada federal, aponta como parte da explicação para esse quadro o racismo e o machismo.

“Apesar de 27% da população feminina brasileira se declarar negra, mulheres negras representam 2% no Congresso Nacional e menos de 1% na Câmara Federal. Isso não é porque as mulheres negras não gostam de política ou não querem participar. É fruto do racismo estrutural e da desigualdade de gênero, que criam inúmeras barreiras, econômicas ou subjetivas. É fruto da cultura machista e racista que não vê mulheres negras como possíveis lideranças”, destaca.

Vencer cultura que elege homens brancos e ricos 

Para a enfermeira Juliana Mittelbach, que em 2022, pela primeira vez, é pré-candidata a deputada estadual pelo PT, a luta pela representação política das mulheres negras se dá pela superação do conservadorismo, racismo e da opressão de classe.

As mulheres negras ocupam os espaços de maior vulnerabilidade no Paraná. Por isso, é preciso vencer essa cultura que mantém eleitos homens brancos, ricos e de famílias tradicionais que estão decidindo políticas sobre nossos corpos, sobre direitos reprodutivos, políticas sobre como as nossas vidas serão ou não preservadas,” diz.

Juliana lembra que na Assembleia Legislativa do Paraná, fundada em 1854, nunca houve uma mulher negra eleita. “É importante destacar que as candidaturas negras são majoritariamente populares, oriundas do movimento social e pessoas que estão no dia a dia lutando em suas comunidades”, pontua.

Superar a invisibilidade

A advogada Eliza Ferreira, pré-candidata ao Senado pelo PDT, conta que o principal motivo para se filiar a um partido foi a vontade de fazer um trabalho de base para auxiliar candidaturas de mulheres negras. E, nesse processo percebeu que entre as principais dificuldades para permanecer na política é superar a tentativa de invisibilidade da mulher negra. 

“É preciso superar a tentativa de nos invisibilizar, de silenciamento e a necessidade que a branquitude tem de que fiquemos na submissão, que a gente não levante a nossa voz. Por isso, é importante ter representações, não apenas para cumprir cota, mas para fazer a transformação estrutural”, aponta.

Aumentar apoio dos partidos

Pré-candidata a deputada estadual pelo PSOL, Telma Mello lamenta que os partidos de esquerda tenham avançado muito pouco na valorização das candidaturas negras.

“Os partidos ditos progressistas ainda continuam não sendo progressistas neste item, porque ainda há espaço para racismo e machismo”, diz.

Telma defende que, se o partido tem como pauta a luta antirrascista, precisa contribuir para que candidaturas negras se elejam. “Se não tivermos espaço dentro dos partidos, não chegaremos aos espaços de poder nos parlamentos e no executivo”, conclui.

Alguns avanços

Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou repasse de recursos do fundo partidário equivalente ao número de candidatos negros e negras nos partidos. Em 2021, Emenda Constitucional determinou que sejam contados em dobro votos a candidatas mulheres e candidatos negros para fins de distribuição de recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral. A regra passa a valer a partir das eleições deste ano, até 2030.

Editado por: Lia Bianchini
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Escalada

Lula defende aumento do IOF e critica ‘rebelião’ contra medidas: ‘Só pode ser a desgraçada da doença da acumulação de riqueza’

JULGAMENTO

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro em julgamento da trama golpista

Pressão popular

Plebiscito Popular lança votação pela taxação dos super-ricos e o fim da escala 6×1

PROJETOS PARADOS

Artistas de João Pessoa cobram novamente à Funjope pagamento atrasado do Edital de Fomento Cultural

Saúde pública

Vacina contra meningite começa a ser aplicada em bebês de 12 meses na rede pública do DF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.