OUÇA E ASSISTA

"Bolsonaro faz discurso de derrotado", afirma historiador Miguel Stédile

Na Entrevista Central, Stédile também analisa a contribuição dos movimentos populares durante o processo eleitoral

Ouça o áudio:

Com a presença de Arthur Lira (ao fundo), presidente da Câmara, Bolsonaro é lançado candidato e repete falas golpistas - Mauro Pimentel / AFP
Para garantir a posse e um programa de esquerda, precisa de movimentação popular

O historiador Miguel Stédile interpretou as falas do presidente Jair Bolsonaro(PL), durante a convenção do Partido Liberal, como um "discurso de derrotado". O evento confirmou, neste domingo(24), o nome de Bolsonaro para disputa presidencial deste ano, em que ele tentará a reeleição, e do General Braga Netto como o nome para a vice-presidência.

Bolsonaro disparou novos ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal(STF) e convocou os apoiadores para irem às ruas "pela última vez" no dia 7 de setembro. 

"É o discurso de alguém que já justifica o motivo da sua derrota. O que Bolsonaro está fazendo é antecipar o terceiro turno e criar um ambiente de caos que só favorece a ele", pontuou o analista. 

A análise de Stédile foi feita na Entrevista Central, do programa Central do Brasil desta terça-feira(26). Além de comentar os pontos cruciais do discurso de Bolsonaro, o historiador analisou como a imprensa e a sociedade têm reagido às ameaças do presidente, além da postura de banqueiros, empresários e outros setores da elite ao processo eleitoral. 

Sobre a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira(PP-AL), na Convenção do PL que oficializou o nome de Bolsonaro,  Stédile entende que é um gesto de quem vislumbra no palanque bolsonaristas um projeto de poder. 

"Arthur Lira está tentando se posicionar. Ele já sabe que não tem espaço num próximo governo Lula. A chance de sobrevivência política do Lira depende de ele se agarrar com o Bolsonaro". 

Povo nas ruas 

No final da semana passada, os movimentos populares anunciaram a retomada das mobilizações de rua da Campanha Fora Bolsonaro. O calendário prevê, até o momento, dois atos: um em Agosto, no dia 06, e outro em Setembro, no dia 10. Stédile avalia que esta ação terá uma efeito positivo para o campo da esquerda durante o processo eleitoral:

"É com a mobilização de rua que será possível reunir forças suficientes para eleger o Lula, garantir a posse e levar o futuro governo para um programa de esquerda", concluiu. 

 


Para Miguel Stédile, mobilizações da Campanha Fora Bolsonaro, a partir de Agosto, terão efeito positivo para o campo da esquerda
 

 

E tem mais

No quadro Trilhos do Brasil, os 30 anos do Movimento Manguebeat, que surgiu na década de 1990, no Recife,  unindo os ritmos tradicionais da cultura popular com os elementos da cultura pop.

Inspirados em teses revolucionárias, como a visão de Josué de Castro sobre a fome, artistas como Chico Science, Fred Zero Quatro, Otto, Isaar, Siba e tantos outros, jogaram um olhar crítico sobre a questão social e ambiental da capital pernambucana daquela época, com um movimento de renovação estética que se estende até os dias atuais. 

Na Parada Cultural, você fica por dentro dos detalhes do espetáculo "Sutil violento", da Companhia de Teatro Heliópolis. A peça está em cartaz, a partir do dia 28 de Julho, na Casa de Teatro Maria José de Carvalho – Sede Teatro Heliópolis, no Ipiranga, em São Paulo. 

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 19h45, pela Rede TVT, pelos canais do Brasil de Fato e por uma ampla rede de rádios comunitárias e educativas de todo país. 

Sintonize
 

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Afonso Bezerra