lançamento oficial

Com presença de Lula, PSB realiza convenção em Brasília para confirmar Alckmin como vice

Evento sela aliança entre os rivais da disputa pela Presidência da República em 2006

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula e Alckmin
Lula e Alckmin já estiveram em lados opostos; agora, são aliados - Nelson Almeida/AFP

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza sua convenção nesta sexta-feira (29), em Brasília. O evento deve aprovar a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin a vice-presidente da República e deliberar sobre coligações. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará presente.

O evento de amanhã é considerado importante para a campanha, uma vez que o lançamento oficial da candidatura de Lula, realizado em São Paulo na semana passada, foi fechado.

A convenção é simbólica também por reforçar o relacionamento entre os dois políticos e por representar uma aliança quase inédita na política brasileira. Lula e Alckmin estiveram em lados opostos da disputa por diversas vezes e chegaram a concorrer para presidente em 2006, quando o petista venceu o adversário no segundo turno. Na época, Alckmin ainda era membro do PSDB.

:: Datafolha: Lula tem mais que o dobro das intenções de voto de Bolsonaro entre os jovens ::

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que a aliança é histórica. "Derrotar o bolsonarismo e o fascismo é a razão de ser da parceria entre partidos compromissados com a democracia, liberdade e o crescimento do país", disse Siqueira.

Convenção

A convenção do PSB vai acontecer no Hotel Meliá Brasil 21, a partir das 14h. São esperadas cerca de 400 pessoas. Também deve comparecer a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann. Representantes da Rede Sustentabilidade, PCdoB, PV e Solidariedade também devem participar.

Após a convenção, Alckmin deve sair em agenda pelo interior do país. A missão é dialogar com setores onde Lula tem mais rejeição, como no agronegócio.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino