Atenção

Na cidade do Rio, 15 mil doses de vacina contra a covid-19 vencem nesta terça

Toda a população acima de 18 anos pode tomar, desde que tenha um intervalo de 4 meses da última dose

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As doses que não foram aplicadas serão descartadas, obedecendo o protocolo que segue normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde - Ascom Governo do Estado do Ceará

Nesta terça-feira (2), vencem 15 mil doses da vacina AstraZeneca na cidade do Rio de Janeiro. A prefeitura pede que as pessoas que ainda estão com a vacinação em atraso busquem os postos, para evitar que haja desperdício. 

Continua após publicidade

É necessário um intervalo de pelo menos quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço da vacina. 

Leia também: É possível ter covid-19 duas vezes em menos de 90 dias? Especialistas explicam reinfecção

Caso ocorra sobra, as doses que não foram aplicadas serão descartadas, obedecendo o protocolo que segue normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, evitando qualquer possibilidade de uso equivocado fora da validade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a ampliação do prazo de validade da vacina da AstraZeneca contra a Covid produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na ocasião, a validade passou de seis para nove meses. Com isso, alerta o órgão, as doses ainda podem ser aplicadas, com segurança, mesmo que nos frascos a data de validade seja outra.

Para evitar o desperdício, a prefeitura vem incentivando o comparecimento da população aos postos de vacinação. Na última quinta-feira (28), o calendário de vacinação com a segunda dose de reforço foi ampliado na cidade para todas as pessoas com 18 anos ou mais.

De acordo com dados da prefeitura 92,3% da população com 3 anos ou mais já se imunizou com segunda dose ou dose única da vacina contra a covid-19. Já entre os maiores de 18 anos, 28,5% se vacinaram com a quarta dose.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse