Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Fazendo as pazes

Venezuela e Colômbia anunciam data para reabertura de fronteira e retomada de voos

Anúncios marcam avanço na normalização das relações entre os países; embaixador venezuelano se reuniu com Petro

09.set.2022 às 15h12
Caracas (Venezuela)
Lucas Estanislau

Anúncios vieram após ministro do Comércio da Colômbia se reunir com Maduro - Prensa presidencial

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Gustavo Petro, anunciaram nesta sexta-feira (9) uma data para a reabertura das fronteiras e a retomada de voos entre os países. 

Segundo os mandatários, a reabertura entre os territórios vai começar a partir do dia 26 de setembro. "O intercâmbio e a cooperação entre nossos povos se reiniciam com o pé direito", disse Maduro.

O presidente venezuelano ainda afirmou que as primeiras rotas aéreas a serem restauradas serão entre as capitais Caracas e Bogotá e entre Valencia e Bogotá.

Petro, por sua vez, afirmou que os primeiros passos para a reabertura das fronteiras serão a "retomada de conexão aérea e do transporte de carga". "Confirmamos o compromisso do governo em restabelecer as relações de irmandade", disse o presidente colombiano.

A retomada de voos concretiza as expectativas do setor de aviação civil venezuelano, que já haviam sido adiantadas pelo Brasil de Fato.

Após as declarações dos presidentes, o embaixador colombiano na Venezuela afirmou que os ministros do Comércio e dos Transportes da Colômbia "já adiantaram conversas para restabelecer os voos diretos entre Bogotá e Caracas com a Avianca, Latam, Ultra e Wingo", destacando que, "na Venezuela, já está aprovada a Avior e a Laser Airlines está em revisão".

Os anúncios chegam logo após o ministro do Comércio da Colômbia, Germán Umaña Mendoza, visitar Caracas e se reunir nesta quinta-feira (8) com o presidente da Venezuela.

Além disso, a data para a reabertura das fronteiras marca mais um passo em direção à plena normalização das relações entre os países, que enfrentaram anos de tensão quando o governo colombiano esteve ocupado pelo agora ex-presidente Iván Duque. 

Durante o mandato do direitista, Bogotá deixou de reconhecer o governo Maduro, forneceu apoio material e político ao ex-deputado e autoproclamado presidente Juan Guaidó e apoiou diversas tentativas de desestabilizar e derrubar o governo venezuelano.

A reaproximação proposta pelo recém-empossado presidente, Gustavo Petro, coloca fim ao apoio colombiano à estratégia de "pressão máxima" idealizada pelo governo do ex-mandatário norte-americano Donald Trump.

Desde que Petro chegou ao poder, os governos venezuelano e colombiano já nomearam embaixadores para os países, avançaram nas negociações para recuperar a empresa Monómeros e falam em criar uma zona econômica especial na fronteira.

Apesar de não terem anunciado um encontro para o dia 26 de setembro, o embaixador colombiano na Venezuela já havia dito no final de agosto que uma reunião entre Maduro e Petro poderia ocorrer em breve na fronteira entre os dois países.

"[Um encontro] entre os dois na fronteira da Colômbia e Venezuela, no começo de outubro. Vou propor que esse encontro possa acontecer no começo de outubro em algum lugar limítrofe entre ambas as nações", disse.

Caso os mandatário se reúnam, esse seria o primeiro encontro entre presidentes da Colômbia e Venezuela desde que Juan Manuel Santos deixou a Presidência colombiana em 2018.

Embaixador venezuelano toma posse

Na última quarta-feira (7), o embaixador venezuelano na Colômbia, Félix Plasencia, se reuniu com Petro para entregar suas credenciais diplomáticas, ato que marcou a posse do diplomata.

A reunião formalizou o restabelecimento de laços diplomáticos entre os dois países, dias após Armando Benedetti tomar posse como embaixador colombiano para a Venezuela.

"A entrega de credencias de Plasencia a Gustavo Petro termina de selar essa nova etapa de diplomacia entre Colômbia e Venezuela", afirmou o chanceler venezuelano, Carlos Faría.

O novo embaixador afirmou que conversou com o presidente colombiano sobre o apoio do governo da Venezuela ao processo de paz na Colômbia e disse que sua presença no país ajuda a "recuperar um desencontro mal construído, irresponsável e que nunca deveria ter acontecido".

Editado por: Thales Schmidt
Tags: venezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Disputa na Colômbia

Senado colombiano rejeita consulta popular sobre reforma trabalhista e Petro pede mobilizações nas ruas

CASA CAIU

Advogado autor de furto cinematográfico em Niterói atuou como assessor de vereador do PL

Presidente reeleita

Dilma participa de seminário online sobre papel do Banco do Brics

Opinião

50 anos do massacre contra o PCB: por memória, justiça e reparação

Dispersão forçada

Cracolândia: Tarcísio e Nunes estão aplicando ‘estado de exceção seguindo a linha do fascismo’, afirma sociólogo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.