Luto?

Jornais britânicos criticam uso político de funeral da rainha por Bolsonaro em Londres

Publicações classificaram discurso como eleitoral e criticaram mentiras contadas na sua passagem pelo Reino Unido

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Bolsonaro em posto de gasolina em Londres - Twitter Fabio Wajngarten

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi a Londres para participar do funeral da rainha Elizabeth 2ª, que teve cerimônias entre o domingo (18) e esta segunda (19). No entanto, na capital britânica ele manteve sua agenda em ritmo de campanha eleitoral. O comportamento do presidente brasileiro foi alvo de críticas dos jornais do Reino Unido, que apontam uma tentativa de usar o enterro da monarca como plataforma eleitoral.

No domingo (18), Bolsonaro discursou contra a "ideologia de gênero", o aborto e a regulamentação das drogas na bancada da embaixada brasileira em Londres. Apoiadores vestidos de verde amarelo acompanharam a fala na bancada da representação diplomática brasileira.

"O Brasil é a terra prometida. O Brasil é um pedaço do paraíso e nós devemos nós orgulhar de termos nascido lá", disse Bolsonaro, ao lado do pastor Silas Malafaia.

O presidente brasileiro também gravou um vídeo para suas redes sociais em um posto de gasolina, para procurar demonstrar como os combustíveis no Brasil são, supostamente, acessíveis.

O jornal The Independent afirmou que Bolsonaro fez um "comício eleitoral improvisado" e lembrou que o presidente brasileiro encontrou o agora rei Charles 3º em 2019. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que Charles "é uma pessoa que, como o resto do mundo, está enganada sobre a Amazônia".

O The Times questionou a comparação do preço do combustível britânico com o brasileiro, destacando que os salários no Reino Unido são "significativamente maiores" e afirmou no título que o líder brasileiro "quebra o luto para marcar pontos políticos".

O Daily Mail classificou Bolsonaro como um "populista de direita" que fez um "comício" da janela da representação diplomática brasileira.

Já o The Guardian destaca que o "presidente de extrema direita do Brasil" afirmou em seu discurso na embaixada que está no caminho para vencer as eleições no primeiro turno — embora as pesquisas indiquem, diz o jornal britânico, que o ex-presidente Lula "irá prevalecer".

Perguntado nesta segunda-feira (19) se estaria fazendo um uso político do funeral, Bolsonaro se irritou e encerrou a entrevista. “Você acha que vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder não. Pelo amor de Deus, não tem uma pergunta decente?", disse o presidente brasileiro antes de virar as costas e abandonar a entrevista.

Edição: Arturo Hartmann