ASSEMBLEIA GERAL

Vergonha mundial: ida de Bolsonaro à ONU é marcada por protestos e tem repercussão negativa

Projeção no prédio da ONU em Nova York horas antes do discurso chamou presidente do Brasil de "mentiroso"

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Participação de Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU pode ter sido sua última, já que as pesquisas apontam sua derrota nas eleições de outubor - Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da abertura da 77ª Assembleia Geral da ONU, na manhã desta terça-feira (20), com um discurso recheado de mentiras e um forte teor político-eleitoral. A participação foi marcada por protestos e teve repercussão negativa nas redes sociais.

Saiba mais: Assembleia geral da ONU começa nesta terça; veja temas centrais de debate

Uma projeção no prédio da ONU em Nova York horas antes do discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas chamou Jair Bolsonaro de "mentiroso" e "vergonha brasileira" e levou o termo "Bolsonaro vergonha mundial" aos assuntos mais comentados no Twitter.

Esta pode ser a última participação do Brasil no evento sob o comando de Bolsonaro, que é o segundo colocado nas pesquisas de opinião sobre a disputa pela reeleição. Em sua fala, Bolsonaro repetiu a postura dos três últimos anos, utilizando um dos principais espaços da diplomacia global para difundir uma imagem do país que poucos brasileiros reconhecem como real.

Leia também: Com ataque a Lula e fake news, Bolsonaro faz discurso eleitoral na Assembleia Geral da ONU

Além disso, fez um ataque ao ex-presidente Lula (PT), afirmando que o petista seria o responsável pela corrupção na Petrobras e que teria sido condenado em três instâncias. O ex-presidente, no entanto, acumula 26 vitórias na Justiça.

Leia parte da repercussão:

Edição: Nicolau Soares