Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Violência Política

Professora da UFPel denuncia recebimento de bilhete ameaçador em sua casa

Aviãozinho de papel com xingamentos desconexos foi jogado no pátio da professora, que registrou B.O na Polícia Civil

21.set.2022 às 14h51
Porto Alegre
Redação

Professora da UFPel recebeu bilhete em sua casa, com xingamentos para a esquerda - Reprodução

Rejane Jardim, professora do Departamento de História de Universidade Federal de Pelotas (UFPel), denuncia que recebeu na sua casa um bilhete com xingamentos políticos, na tarde de sábado (17). Ela relata que o bilhete foi dobrado no formato de um aviãozinho de papel e foi jogado no seu quintal, sem que ela pudesse ver o responsável.

O conteúdo do bilhete contém frases desconexas e mal escritas, porém, com ofensas relacionadas à opção política da professora. Sentindo-se ameaçada, Rejane decidiu registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

A professora explica que, na frente de sua casa, ostenta uma faixa com dizeres contrários ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ela acredita que isso possa ser a fonte dos xingamentos.

No bilhete, é possível ler frases como "gente podre que nen vc tem e que votar e no lula", "é triste esse egoismo que vocês da esquerda tem. tomara seus filhos não tenhao essa demencia que você tem. acorda". Também chamam a professora de "verme" e "parasita".


Bilhete com xingamentos à esquerda foi jogado no quintal da professora Rejane Jardim, em Pelotas / Reprodução

Ao registrar o B.O, a professora relata que o bilhete afetou sua sensação de segurança, pois vive com seu filho e mãe idosa.

"Em minha casa tem uma faixa, bem pública, na qual se lê: 'Fora Bolsonaro. Pare de nos matar'. Acredito que esse bilhete se refere à minha liberdade de expressão política, afinal, ainda vivemos numa democracia", descreve a professora no B.O que a reportagem do Brasil de Fato RS teve acesso.

Violência política tende a mirar mais as mulheres

A violência política é uma estratégia comum para inviabilizar adversários, principalmente mulheres. Um estudo da organização Terra de Direitos, realizado entre 2016 e 2020, registrou 327 casos de violência política, em sua maioria assassinatos e atentados. Os estados com maior recorrência são RJ, MG, CE, MA e PA.

A pesquisa aponta que esses casos estão concentrados no interior do país. Isso porque nessas localidades se estabelecem relações de cumplicidade entre a violência, o controle das instituições políticas locais e a mídia, numa complexa rede organizada para assegurar os interesses das elites locais, como destaca o Guia Violência Política elaborado pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos.

Nesse sentido, episódios de disseminação de desinformação, violência e intimidação tendem a ser repetitivos neste período eleitoral. Cenário que tende a afetar sobretudo as mulheres, devido a diversos fatores, entre eles, o fato delas serem a maior parte do eleitorado e também o maior setor que rejeita as políticas do atual presidente.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Polícias unidas

Comissão da Câmara aprova PEC da Segurança Pública que unifica sistema, mas mantém responsabilidade dos estados

Análise

Provas contra Bolsonaro são ‘vigorosas’ e prisão domiciliar seria ‘afronta’, diz cientista político

Punição

Janones é suspenso por três meses em Conselho de Ética da Câmara; deputado vai recorrer

DEMARCAÇÃO JÁ

Comunidade Guarani Mbya de Viamão quer retirada de projeto que doa terras para centro logístico

Herança violenta

‘Estrutura policial é a mesma da ditadura militar que assolou o Brasil’, denuncia PM aposentado

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.