ELEIÇÕES 2022

Vozes Populares | Mais de 450 candidatos firmaram compromisso com agroecologia nessas eleições

Campanha "Agroecologia nas Eleições" traz o tema como uma prioridade para a agenda política de 2022

Ouça o áudio:

Mais de 450 candidaturas espalhadas pelo Brasil assinaram o documento que firma compromisso com a agroecologia - Foto: Articulação Nacional de Agroecologia/Divulgação
A agroecologia tem essa capacidade de produzir alimento com qualidade e com muito amor

A agroecologia é um modelo de produção sustentável que pode ser a solução contra a fome no mundo e uma resposta à crise ambiental que vivemos. É isso que defendem agricultores familiares, pesquisadores e movimentos populares do campo e da cidade.

Para eles, além de garantir alimento saudável e sem veneno, a agroecologia é também um modo de vida. Baseada em uma reconexão entre o ser humano e a natureza, ela é ancorada em conhecimentos seculares de povos tradicionais e atrelada a conhecimentos acadêmicos e científicos. 

Leia aqui: Por que agricultores e pesquisadores defendem que agroecologia pode sanar a fome no Brasil

Experiências de agroecologia tem dado certo em vários lugares do mundo. E para que essas experiências se multipliquem, é preciso tomar essa luta como um compromisso político. Por isso, nestas eleições, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) puxa mais uma vez a campanha “Agroecologia nas Eleições”, tema desta edição do Vozes Populares.

Agroecologia nas Eleições

Há duas décadas, a Articulação Nacional de Agroecologia tem sido um espaço que une movimentos, redes e organizações da sociedade civil que estão engajadas em experiências agroecológicas. Foi durante todo esse tempo que diversas práticas que deram certo pelo Brasil foram coletadas e sistematizadas. 

Com a campanha Agroecologia nas Eleições, um objetivo é elencar ideias e políticas públicas que já estão em prática para servir de inspiração para candidatos e candidatas. Eles podem firmar adesão à campanha assinando uma carta-compromisso.

Giovanne Xenofonte, integrante da ONG Caatinga e membro do Coletivo de Articulação Política da ANA pela Rede ATER Nordeste, avalia que a campanha tem tido um saldo positivo. "As primeiras análises dão conta de que a estratégia de ter um documento balizador e de fazer toda essa incidência para a assinatura da carta tem conseguido cumprir o papel de pautar a agroecologia nas eleições. Obviamente que a gente sempre acha que tem que ser mais debatido, mas a gente está muito satisfeito com as aderências. Mais de trezentos candidatos aderindo a carta já é um bom resultado", pontua.

Quando a entrevista com Giovanne foi feita, as assinaturas estavam na casa dos 300. Agora, a poucos dias do primeiro turno, já são mais de 450 candidaturas espalhadas pelos estados do Brasil. O integrante atribui a grande adesão às várias ações, físicas e digitais, que têm sido feitas pelo movimento. Ele cita como exemplo o Festival Semiárido Vivo, que aconteceu em agosto em Triunfo (PE) e rendeu mais de 12 assinaturas, além de muito diálogo sobre a agroecologia. 

Leia aqui: Agroecologia e construção política: saiba como foi o I Festival Semiárido Vivo em Triunfo (PE)

Agroecologia como um caminho possível 


A campanha busca, ainda, valorizar iniciativas da sociedade civil organizada e dar visibilidade às experiências agroecológicas do Brasil / Foto: Articulação Nacional de Agroecologia/Flickr

No site da campanha foram reunidos uma série de materiais para os candidatos e candidatas que querem se aprofundar mais no tema da agroecologia, como o documento “Brasil, do flagelo da fome ao futuro agroecológico – Uma análise do desmonte das políticas públicas federais e a agroecologia como alternativa”, que reúne e analisa os principais atos de desmonte de políticas públicas federais de apoio à agricultura familiar, à agroecologia e à segurança alimentar e nutricional durante os governos Temer e Bolsonaro. 

Leia aqui: Estudo mapeia o desmonte de políticas federais que garantiam segurança alimentar

Apresenta, ainda, um mapeamento com políticas públicas e normativas estaduais que fortalecem a agroecologia brasileira. Já a carta-compromisso foi pensada baseada em cinco eixos. Eles levam em consideração o direito ao acesso à terra, o enfrentamento à fome, a promoção da soberania e segurança alimentar, a democratização da comunicação e da cultura, participação social e promoção da igualdade de gênero e racial.

Giovanne defende o porquê a agroecologia é o melhor caminho. "Ela é fundamental porque tem essa capacidade de produzir alimento de qualidade e também com muito amor. Acho que uma das características da agricultura familiar camponesa é esse vínculo com a terra, com a natureza, com o meio ambiente. Isso obviamente faz uma diferença danada na hora de produzir alimentos", afirma.

O movimento agroecológico tem defendido esse modo de produção como uma proposta de desenvolvimento da nação. "[A agroecologia] é de fato uma proposta inclusiva. Ao mesmo tempo, a gente denuncia também que o agronegócio não é tech, não é pop, não envolve as pessoas. Ele destrói o meio ambiente e a gente quer de fato um desenvolvimento com inclusão", finaliza.

Para ter acesso a carta-compromisso, saber quais candidaturas já assinaram e entender mais sobre experiências de agroecologia espalhadas pelo país, acessa esse site

Edição: Vanessa Gonzaga