ELEIÇÕES REGIONAIS

Direita sai fortalecida em eleições para governos estaduais e municipais no Peru

Peru Livre, da base do governo, e Força Popular, partido fujimorista, foram os maiores derrotados no processo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Presidente Pedro Castillo não conseguiu eleger nenhum aliado para os governos regionais no Peru - Ernesto Benavides /AFP

Com uma participação de 78% do eleitorado, o Peru votou no domingo (2) para escolher 25 governos regionais, 196 prefeituras provinciais e 1.694 prefeituras distritais para um mandato de quatro anos, que iniciará dia 1º de janeiro. 

Em 16 regiões, o governo foi eleito com pouco mais de 30% dos votos, o que confirma as pesquisas de opinião prévias, que apontavam para um 70% do eleitorado indeciso a dias do processo eleitoral. Já em 11 localidades a decisão ficará para segundo turno, uma vez que nenhum candidato obteve mais de 30% da preferência.

Com 97% da apuração concluída, o candidato de extrema direita Rafael López Aliaga, do partido Renovação Popular, alcançou 26% da votação para a prefeitura de Lima; contra 25,3% de Daniel Urresti, do partido de centro-direita Podemos Peru. López Aliaga foi candidato à presidência nas últimas eleições e ficou em terceiro lugar, atrás do presidente Pedro Castillo e de Keiko Fujimori. 

O engenheiro, de 60 anos, é natural de Lima, já foi prefeito da capital em uma ocasião e chegou a ser classificado por analistas como um “Bolsonaro peruano” por suas declarações contra os direitos da população LGBTQIA+ e aos direitos reprodutivos das mulheres.

Apesar de sair na dianteira na disputa pela prefeitura da capital, o partido Renovação Popular ficou em quinto na eleição pelo governo estadual de Lima, que será ocupado pelo Movimento Regional Unidade Cívica de Lima.

Até o momento, há cinco mulheres eleitas nos 43 municípios da região metropolitana de Lima.

Leia também: Organizações de esquerda convocam marcha por Constituinte no Peru

Outra organização regional recém-criada que avançou nas eleições foi o Movimento Regional Arequipa Avancemos, que obteve 68% dos votos com Héctor Herrera eleito governador do estado de Arequipa.

Os movimentos regionais obtiveram mais votos em 22 estados, enquanto os movimentos nacionais saíram vitoriosos em apenas três regiões. Em 2018, a proporção era de 14 estados sob comando de organizações regionais e 11 sob governos de partidos de abrangência nacional.

No estado do presidente Pedro Castillo, Cajamarca, o partido de centro-direita Somos Peru venceu a eleição para governo local com uma margem estreita, 19% da votação, e disputará o segundo turno com a candidatura do partido de direita Avança País. 

"Convoco todos os prefeitos e governadores eleitos a assumir com prudência, respeito à população e bastante responsabilidade com os resultados", disse Castillo. 

A antiga legenda de Castillo, o partido Peru Livre foi um dos maiores derrotados no processo. Do total de 15 candidaturas para governos estaduais, nenhuma foi eleita. 

Da mesma forma, o partido fujimorista, Força Popular, de Keiko Fujimori, lançou 19 candidatos e não elegeu ninguém. Ambos partidos foram protagonistas nas eleições presidenciais de 2021.

Edição: Thales Schmidt