Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

SOLIDARIEDADE

Após 10 dias do furacão, Cuba conta com ajuda internacional para reconstrução da ilha

Mais de 70 mil casas foram afetadas e parte de região ocidental permanece sem luz; embargo dos EUA dificulta recuperação

07.out.2022 às 11h55
São Paulo (SP)
Michele de Mello

Na região mais afetda pelo furacão, na província de Pinar del Río, ocidente de Cuba, mais de 70% da população permanece sem luz - Adalberto Roque / AFP

Cuba se recupera lentamente dos estragos causados pelo furacão Ian, que atingiu a região ocidental da ilha, Havana, Artemisa, Pinar Del Río e Ilha da Juventude, há dez dias. Em todo o país, 75,9 mil construções foram afetadas, sendo que 8,4 mil foram totalmente destruídas, segundo o registro do Fundo Habitacional cubano. 

À sangue e suor e contando com solidariedade, os cubanos vão reconstituindo o que perderam. "Há um conjunto de instituições estatais, igrejas e uma série de associações que são pontos de coleta de doações. E você percebe que há uma diversidade imensa: roupas, sapatos, louças, produtos de higiene pessoal, caixa d'água, uma infinidade de coisas, porque algumas pessoas que residem em Pinar perderam tudo em Pinar", relata ao Brasil de Fato Marcelo Durão, militante da Brigada Internacionalista do MST em Havana. 

Leia também: Cuba aprova novo Código de Famílias com 66% de apoio popular

Em Pinar del Río, a província mais afetada, há 6 mil desalojados, 76% da população permanece no escuro pela destruição do sistema elétrico, enquanto o serviço de telefonia fixa foi reestabelecido em 75% do território pinarenho e de telefonia móvel em 85%, segundo o Conselho de Defesa da província. Mais de 338 comércios foram destruídos, assim como dezenas de unidades de saúde e escolas.

"Sem luz também ficamos sem água, já que não tínhamos energia para as bombas de abastecimento, além de não ter como conservar os alimentos – o que acabou sendo um problema muito grande tanto em Havana como nas províncias de Artemisa e Pinar del Río", conta o brigadista do MST. 


Na província de Pinar del Río, 159 estufas de secagem de tabaco foram totalmente destruídas pelo furacão Ian / FAO

O sistema das Nações Unidas, por meio de suas agências, apoia no atendimento em saúde e redistribuição de pessoas que precisam de acompanhamento médico, como as gestantes, que somente nas três províncias mais afetadas, somam 2.800 pessoas.

Pinar del Río é a região que concentra a produção de tabaco cubano. Em 2021, foram plantados 2.400 hectares, sendo um dos principais produtos de exportação da ilha. Boa parte da estrutura agropecuária foi destruída, com 159 estufas e 32 casas de tabaco totalmente destruídas, e cerca de 95% da safra perdida. 

"Esta batalha ganharemos trabalhando, com participação ativa e consciente do povo e a distribuição solidária dos cubanos e amigos de todo o mundo", disse o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, Esteban Lazo, em visita a Pinar del Río na última quinta-feira (6).

Dois dias após a passagem do furacão de intensidade 3 na escala Saffir-Simpson, foram formadas brigadas de trabalhadores de outras províncias, na região oriental da ilha, que foi menos afetada, para viajar ao outro extremo a fim de recuperar a estrutura elétrica perdida. 


Presidente Díaz Canel visitou o município de Bahia Honda, o mais afetado na província de Artemisa, com 3,7 mil casas destruídas / Granma

México e Venezuela também enviaram brigadas de solidariedade para ajudar a reconstruir o sistema elétrico cubano. Na última segunda (3), Caracas enviou dois navios com 400 mil contêineres com alimentos e 22 mil m² de lâminas de zinco. Já o governo mexicano enviou 72 mil metros de fios de cobre e outros equipamentos para recuperar as redes de transmissão de energia.

Por conta do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, há quase 60 anos, Cuba não tem acesso a crédito internacional. Além disso, os EUA preveem sanções contra bancos que realizam transações com Cuba e a penalização de até seis meses a embarcações que aportem na ilha. 

"O Estado tem muita dificuldade de abastecer o povo cubano com diversos materiais que são básicos e muito fáceis de encontrar em outros países, como materiais de construção. Por conta dos impedimentos do bloqueio, o país conta com a solidariedade internacional para a compra desses produtos", comenta o militante sem-terra. 

:: BdF Explica | Quais os impactos do bloqueio econômico dos EUA contra Cuba ::

Há 30 anos Cuba apresenta uma resolução exigindo o fim do bloqueio na ONU. Nas últimas 29 edições da Assembleia das Nações Unidas, o texto foi aprovado pela maioria dos Estados-membros, no entanto Washington mantem o embargo. 

Somente durante a gestão de Donald Trumo foram aplicadas mais 243 sanções unilaterais. A administração Biden reabriu a embaixada em Havana e diz que está disposta a negociar, mas não suspendeu nenhuma das medidas impostas pelo governo antecessor.

Editado por: Arturo Hartmann
Tags: cuba
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Rodovia e pedágios

‘Nova Raposo é um projeto incompatível com o século 21’, critica ambientalista

GENOCÍDIO

Israel mata 120 palestinos que buscavam ajuda e total de mortes em Gaza chega a 55 mil

EXTREMA DIREITA

Em visita a Israel, Javier Milei anuncia mudança da embaixada argentina no país de Tel Aviv para Jerusalém

TEATRO

Clássico do suspense, ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ volta aos palcos do Recife

ATMOSFERA DE CRISE

EUA vivem nova ‘caça às bruxas’ com perseguição de imigrantes, diz internacionalista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.