nova pesquisa

Ipec mostra Raquel Lyra com 50% e Marília Arraes com 42% na disputa pelo governo de Pernambuco

Levantamento foi publicado nesta terça-feira, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) disputam o Governo de Pernambuco, que pela primeira vez será comandado por uma mulher - Montagem: Brasil de Fato/ Fotos: divulgação

A primeira pesquisa Ipec para o segundo turno das eleições para o governo de Pernambuco mostra Raquel Lyra (PSDB) com 50% das intenções de voto, à frente de Marília Arraes, do Solidariedade, que somou 42%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi divulgada nesta terça-feira (11). Foram ouvidas 2.000 pessoas no estado, em entrevistas presenciais. O código de registro no TSE é PE-05779/2022.

Considerando-se apenas os votos válidos (descontando-se os nulos, brancos e abstenções), Raquel Lyra tem 54%, contra 46% de Marília.

A disputa para o governo pernambucano é inédita. A vencedora será a primeira governadora eleita pelo estado. No primeiro turno, Marília foi a mais votada, e somou 23,97% dos votos válidos. Raquel veio a seguir, com 20,58%.

As duas, agora, tentam conquistar os eleitores dos candidatos que não passaram à segunda etapa. A briga foi extremamente apertada, e teve três outros candidatos com percentagens muito próximas: Anderson Ferreira (PL), com 18,15%; Danilo Cabral (PSB), com 18,06%; e Miguel Coelho (União Brasil), com 18,04%.

O primeiro turno ainda foi marcado pela morte do marido de Raquel Lyra, o empresário Fernando Lucena. Ele foi vítima de um mal súbito no dia da votação.

Edição: Nicolau Soares