MORADIA

Com alta no preço dos aluguéis, ONG Habitat Brasil reivindica o direito à moradia

Em quase 30 anos, a Habitat Brasil desenvolveu projetos em 24 estados, beneficiando quase 200 mil pessoas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A organização da sociedade civil existe desde 1992, pautando políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, água e saneamento - Divulgação

Em um contexto de aumento do custo de vida e do preço dos aluguéis, mais de 9 mil famílias foram despejadas de suas casas sem ter como se manter durante a fase crítica da pandemia, de acordo com dados da Campanha Despejo Zero. É diante deste cenário que a ONG Habitat para a Humanidade Brasil busca combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Assista:


O déficit habitacional

No Brasil, inúmeros problemas são causados pela falta de políticas públicas para as pessoas mais vulneráveis. Em 2019, uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro apontou que mais de 5,8 milhões de moradias no país apresentavam problemas próprios ao déficit habitacional, o qual se refere às famílias que vivem em moradias inadequadas ou em condições precárias.

Leia: Brasil vive onda de despejos sociais em prol da iniciativa privada

Assim, para a ONG Habitat para a Humanidade Brasil, garantir o direito constitucional à moradia é um fator fundamental para o desenvolvimento das famílias e comunidades. “A organização surge muito dessa necessidade de apoiar comunidades, e aqui no Brasil, comunidades passaram boa parte do seu histórico nesse processo de organização das famílias para a autoconstrução de suas moradias”, acredita Socorro Leite, diretora executiva nacional da ONG. 


A ONG já realizou mais de 1.500 melhorias habitacionais em toda a região Nordeste, além da construção de cerca de 700 cisternas/ Divulgação

História

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, desde 1992, promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, água e saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades. Em quase 30 anos de atuação, a ONG já desenvolveu projetos em 24 estados, beneficiando cerca de 197 mil pessoas. Mais de 9 mil casas já foram construídas ou reformadas pelo projeto. Durante a pandemia, a ONG desenvolveu ações solidárias para ajudar as comunidades, como explica Socorro.

Leia: Trabalhadores rurais voltam a sofrer ameaças na zona da mata sul de Pernambuco

“A primeira ‘Não Espalhe Vírus, Espalhe Solidariedade’, onde a gente conseguiu arrecadar recursos para a compra de cestas básicas e apoio mais direto a essas famílias e aí a gente conseguiu chegar em todos os estados do Nordeste; mas também em outros estados do Brasil e apoiou diversas comunidades. Depois a gente desenvolveu a campanha 'Uma mão lava a outra' que era no sentido de buscar recursos para instalar pias comunitárias”, afirma.

A atuação da ONG

No Nordeste, cerca de 700 cisternas foram construídas no agreste pernambucano e a ONG já realizou mais de 1.500 melhorias habitacionais em toda a região. Para conhecer o trabalho da Habitat Brasil e se tornar um doador ajudando a construir moradias dignas no país, acesse o site habitatbrasil.org.br

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga