Minas Gerais

TRANSPORTE

Confira as cidades mineiras que terão passe livre durante o segundo turno das eleições

Após decisão do STF, dez municípios no estado aderiram à tarifa zero. Governo de MG não apoia

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
José Cruz - Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, na última quarta-feira (19), que cidades de todo o Brasil garantissem gratuidade no transporte público, no dia 30 de outubro, em razão do segundo turno das eleições.

Além da decisão do STF, houve moção popular por meio da plataforma online “Passe livre pela democracia”. Nesta quinta, (27), 251 municípios do país já anunciaram a circulação de ônibus gratuito no domingo. No primeiro turno, foram 117 cidades.

Entre as 251, estão incluídas as cidades que possuem tarifa zero como política pública, como é o caso de 17 cidades mineiras: Abaeté, Arceburgo, Arcos, Caeté, Campo Belo, Cláudio, Ibirité, Itatiaiuçu, Lagoa da Prata, Mariana, Monte Carmelo, Muzambinho, Ouro Branco, Santana do Deserto, São Joaquim de Bicas, São José da Barra e São Lourenço.

Além dessas, mais dez municípios mineiros irão aderir à tarifa zero apenas no segundo turno das eleições. O Brasil de Fato MG listou as cidades:

Belo Horizonte

Contagem

Nova Lima

Uberlândia

Uberaba

Juiz de Fora

Nova União

Taquaraçu de Minas

Pedro Leopoldo 

João Monlevade 

:: Leia também: No dia da eleição, BH terá passe livre nos ônibus ::

Governo de MG não adere à gratuidade

Além das cidades, sete estados brasileiros decretaram gratuidade no transporte de maneira intermunicipal no domingo das eleições: Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Pará e Paraíba.

Minas Gerais não aderiu à proposta e declarou a decisão em nota emitida pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Seinfra), nesta terça (25).

"A Seinfra informa que não haverá nenhuma mudança ou esquema diferenciado no Sistema de Transporte Metropolitano no dia das eleições, uma vez que as zonas eleitorais são, na maioria dos casos, próximas às residências dos eleitores. Cabe informar, ainda, que parte da frota é utilizada nos transportes das urnas até os locais de votação, em conjunto com a Polícia Militar", diz o texto da secretaria.

(Matéria em atualização)

Edição: Larissa Costa