Apoios na reta final

Líderes políticos europeus e "Aquaman": cresce frente internacional pró-Lula

Em 48 horas, ex-presidente recebe demonstrações públicas de apoio vindas de diferentes partes do mundo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O ator Jason Momoa - Divulgação

A chamada "frente ampla" em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou reforços de peso vindos de diferentes partes do mundo nos últimos dias. Os apoios vieram de pessoas e instituições de diferentes áreas, não apenas da política.

O apoio mais curioso, e talvez inesperado, veio do ator americano Jason Momoa, que interpreta o personagem "Aquaman" na famosa franquia de filmes do Universo Estendido DC. Em uma publicação do Instagram o ator comemorou notícia que mostrava ampliação da vantagem de Lula em pesquisas de intenção de voto.


Jason Momoa comemora crescimento de vantagem de Lula em pesquisas / Reprodução/Instagram

Lideranças políticas

Importantes líderes políticos europeus foram às redes sociais para deixar clara sua preferência por Lula. O chefe do governo espanhol Pedro Sánchez, gravou vídeo declarando "todo apoio" ao candidato do PT.

Outro chefe de estado europeu que se posicionou favoravelmente à candidatura de Lula foi António Costa, primeiro-ministro de Portugal. Ele também gravou vídeo de apoio ao ex-presidente.

Lula recebeu suporte também vindo da Itália. O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, foi mais um a afirmar apoio ao ex-presidente em vídeo.

FHC e apoios nacionais

Aqui no Brasil, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) reafirmou seu apoio a Lula e publicou vídeo em que afirma: "Nessas eleições, não tem dúvida. Vote no Lula, porque ele vai melhorar mais ainda a sua vida".

Na área científica, o Instituto Serrapilheira, fundado pelo casal João e Branca Moreira Salles para financiar pesquisas e produção de conhecimento, também declarou oficialmente o apoio à candidatura de Lula na disputa contra Jair Bolsonaro (PL).

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) também divulgou nota declarando apoio ao petista. O texto critica o "modo autoritário e fascista" de Jair Bolsonaro governar, que "trouxe de volta para o Brasil a e a miséria, retirou direitos da classe trabalhadora, aumentou a violência e acentuou preconceitos", além de levar o país à "triste marca de quase 700 mil mortes por covid-19".

A nota continua reconhecendo os avanços conquistados nos governos de Lula e Dilma Rousseff (PT), a exemplo da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, e defende o retorno do petista ao Planalto.

"Ao olhar para o passado, reconhecemos
os avanços democráticos conquistados durante os governos do presidente Lula. E ao olhar para o futuro, enxergamos nas propostas de governo do candidato Lula possibilidades reais de melhoria da vida das famílias brasileiras."

Edição: Nicolau Soares