LEIA TRECHOS

Com discurso de Lula na COP, Brasil retoma protagonismo no combate à fome e mudanças climáticas

Diante do mundo, Lula se comprometeu com preservação da Amazônia, cobrou países ricos e pediu modernização da ONU

Brasil de Fato | Lábrea (AM) |

Ouça o áudio:

Lula fez um dos discursos mais aguardados da COP27 nesta quarta-feira (16) - Divulgação

Em discurso oficial na COP27, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (16) uma nova governança global pautada pelo multilateralismo e focada no combate à desigualdade social, à fome e às mudanças climáticas.

A fala presenciada por apoiadores e líderes mundiais era um dos eventos mais aguardados da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27), realizada em Sharm El Sheikh, no Egito, e foi frequentemente interrompida por aplausos. 

A frase que mais tenho ouvido dos líderes de diferentes países é que o mundo sente saudade do Brasil. Quero dizer para vocês que o Brasil está de volta - Lula 

Lula usou a palavra "esperança" para resumir qual deverá ser a contribuição do Brasil ao mundo a partir de 2023. "Esperança combinada com ações imediatas e decisivas pelo futuro do planeta e da humanidade", declarou. A frase foi seguida por um coro de "o Brasil voltou", puxado pela plateia. 

O governo de Jair Bolsonaro (PL) foi classificado pelo petista como "desastroso" no combate à desigualdade social e ao desmatamento. "Voltam a vigorar os valores civilizatórios e o compromisso de respeitar os direitos humanos e de enfrentar as mudanças climáticas".  

O discurso devolve ao Brasil o papel de um dos mais importantes articuladores internacionais no combate às inseguranças alimentar e climática. A postura marca uma guinada em relação ao isolamento geopolítico e negacionismo ambiental que marca o mandato de Jair Bolsonaro (PL).

Veja os principais pontos do discurso 

Sem anunciar nomes de futuros ministros, Lula prometeu cobrar que os acordos climáticos já estabelecidos saiam do papel e ressaltou que os países ricos detêm a maior responsabilidade pelo agravamento do aquecimento global.

O petista declarou que o Brasil está aberto à cooperação internacional, mas "sem renunciar jamais à nossa soberania".

Mais uma vez, o ele negou haver contradição entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. "É possível promover o desenvolvimento e a inclusão social tendo a natureza como aliada estratégica, e não mais como inimiga a ser abatida a golpe de tratores e motosserras". 


Lotada, plateia puxa coro de "o Brasil de voltou" durante discurso de Lula / Divulgação

Outros compromissos para o mandato 

Quando assumir, Lula disse que pretende fomentar a integração dos países sulamericanos abrangidos pela Amazônia, para discutir "pela primeira vez" de forma soberana a promoção do desenvolvimento integrado da região, "com inclusão social e muita responsabilidade climática". 

Outro compromisso foi oferecer o Brasil para sediar a COP30 em 2025, que, se depender de Lula, será realizada em um estado amazônico. "É para que as pessoas que defendem tanto a Amazônia tenham a noção da importância dessa parte do mundo", justificou. 

"Em 2024 Brasil vai presidir o G20. Estejam certos de que a agenda climática será uma das prioridades", afirmou. "Até porque eu preciso discutir com os países ricos algumas decisões tomadas em outras COPs. Essas decisões não saíram do papel e não foram executadas". 

De improviso, Lula pede modernização da ONU

Ao fazer críticas à ONU, que organiza o evento, Lula abandonou a leitura do discurso e lamentou, de improviso, que "só os vencedores da segunda guerra mundial" participem do conselho de segurança das Nações Unidas. "A ONU precisa avançar", afirmou. 

"Não é possível que a ONU seja dirigida pela mesma lógica geopolítica da segunda guerra. O mundo mudou, os países querem participar mais. Os continentes querem estar representados. O mundo tá precisando de uma governança global, sobretudo na questão climática".

Reforçou compromissos de campanha 

Lula reforçou compromissos de campanha, entre eles a retomada do combate "sem trégua" ao desmatamento e a criação do ministério dos Povos Originários. Ele ressaltou que as populações indígenas e tradicionais da Amazônia devem ser protagonistas da estratégia de preservação do bioma.

"Vamos recriar e fortalecer todas as organizações de fiscalização e o sistema de monitoramento que foram desmontados nos últimos 4 anos. Vamos punir com todo o rigor os responsáveis por qualquer atividade ilegal, seja garimpo, mineração, extração de madeira ou ocupação agropecuária indevida", declarou o ex-metalúrgico. 

Edição: Thalita Pires