Prepare-se

Tire suas dúvidas sobre o segundo dia de provas do Enem, que ocorre neste domingo (20)

Por conta da transmissão do coronavírus, o uso de máscara nos locais de prova é obrigatório

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Cartão de Confirmação de Inscrição pode ser acessado na Página do Participante - Wilson Dias / Agência Brasil

Neste domingo (20), será aplicada em todo o país a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir das 13h30. Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h. Os candidatos resolverão as questões de matemática e de ciências da natureza, que englobam química, física e biologia. Ao todo, serão 90 questões objetivas.  A primeira prova foi aplicada no último domingo (13).

Para não ter imprevistos e estar bem preparado para a prova é importante estar atento aos horários, locais de prova e saber o que pode e o que não pode ser feito durante a prova. 

É importante que o estudante inscrito no Enem 2022 acesse a Página do Participante para ter em mãos o Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser impresso. 

Este documento possui informações fundamentais para o candidato, como o seu número de inscrição no Enem, a hora e o local de prova, o idioma da prova de língua estrangeira e, quando for o caso, informações sobre atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Os horários do Enem têm como base na hora oficial de Brasília. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e se fecham às 13 horas. As provas começarão a ser aplicadas às 13h30. O horário máximo para o término da prova e entrega do cartão de respostas é 18h30. 

Vale lembrar que mesmo que o candidato já tenha finalizado a prova, ele só poderá sair do local a partir das 15h30. Somente os estudantes que saírem após as 18 horas poderão levar consigo o caderno de questões da prova. 

No caso de o candidato estar com covid-19, ele deve acessar a Página do Participante e solicitar a reaplicação do exame; pacientes positivados não devem comparecer à prova.

O que levar e o que não levar?

Por conta da transmissão do coronavírus, o uso de máscara nos locais de prova é obrigatório. 

O candidato deverá portar algum documento oficial com foto, seja ele físico ou digital. Entre eles estão o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e o e-Título. 

O estudante pode levar consigo uma garrafa de água e lanches para consumir durante a prova. São proibidos bebidas alcoólicas e cigarros. 

A caneta usada deve ser esferográfica de tubo transparente e de tinta preta. Não serão permitidas canetas azuis e coloridas, assim como também lápis e borracha. 

Também é proibido o uso de boné, viseira, chapéu e gorro, óculos escuros e relógios. Entretanto, não há nenhuma regra sobre o uso de vestimentas. 

Aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, calculadoras, gravadores e fones de ouvido, assim como anotações, livros e apostilas também são proibidos. 

Se o participante portar qualquer um destes itens será orientado pelo fiscal e deverá guardar os pertences em um plástico vedado, que só poderá ser aberto ao final da prova. Mochilas também devem ficar em um local reservado para esse fim. 

Edição: Thalita Pires