20 de novembro

Confira programação que celebra o Dia da Consciência Negra no DF

Regiões administrativas recebem atividades sociais e culturais; agenda segue até 30 de novembro

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Grupo Awurê (RJ) é a última atração do Festival São Batuque no domingo (20) - Foto: Cris Vicente

Neste domingo (20), é celebrado o Dia da Consciência Negra. No Distrito Federal, uma série de atividades sociais, culturais e acadêmicas estão sendo desenvolvidas para celebrar a data e promover ações de enfrentamento ao racismo.

Confira a programação de debates, filmes, palestras e outros eventos do Novembro Negro no DF.

Feira Afro e literária

N domingo (20), Dia da Consciência Negra, a Frente de Mulheres Negras do DF realiza a 20ª Feira Afro e Literária. O evento é gratuito e acontece das 12h às 21, no Pardim Bar e Restaurante, na 405 Norte. A 20ª Feira Afro e Literária da FMNDF vai contar com produções de mulheres negras, literatura e música, além de muita comida de boteco.

Festival São Batuque

Realizado desde 2007, o Festival São Batuque começa hoje e segue até domingo (20), no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. O evento celebra matrizes africanas e populares. Na programação, atividades religiosas de matriz afro, oficinas e atividades para crianças. O Festival São Batuque começa hoje às 18h. No sábado, a programação tem início às 10h e segue até às 22h; já no domingo (20), as atividades retornam às 16h e se encerram às 21h.

:: Festival São Batuque retoma edição presencial no DF ::

Samba

O festival Tardezinha do Samba traz para Brasília no próximo domingo (20) muita música, moda afro, rodas de conversa, webnários e atividades lúdicas. O festival segue até 4 de dezembro, Dia Nacional do Samba, na Casa do Cantor, em Ceilândia. A entrada é gratuita e o evento também terá espaço para discutir captação de recursos, direitos autorais, gestão de redes e memórias do samba. Para participar dos debates é preciso se inscrever até domingo (20). As inscrições, programação e retirada de ingresso para as atrações do evento podem ser feitas pelo site do Festival Tardezinha do Samba.

Cinema

No encerramento do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), no dia 20 de novembro, haverá sessão simbólica com a exibição do filme Diálogos com Ruth de Souza, da paulista Juliana Vicente, que reverencia a trajetória da grande atriz negra. A exibição será no Cine Brasília, às 18h.

O Dia da Consciência Negra também vai marcar o retorno do Prêmio Zózimo Bulbul, concedido pelo FBCB, em parceria com a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e o Centro Afrocarioca de Cinema.

Hip Hop

O Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD) realiza no sábado da semana que vem, dia 26, o evento Lazer da Consciência Negra no Sol Nascente. Haverá apresentações de hip hop, discotecagem, oficinas e outras atividades para a comunidade. O evento é gratuito, mas a organização pede auxílio para conseguir brinquedos infláveis, medalhas para premiações nos jogos, toldos, lanches e outras necessidades. Quem puder ajudar pode fazer a doação via pix, a chave é [email protected].

O evento será realizado a partir das 15h no Sol Nascente, Trecho 3, CH 84, em frente ao campinho de terra da comunidade.

Universidade

As atividades do Mês da Consciência Negra na Universidade de Brasília (UnB) começaram no último dia 14 e vão até o dia 30 de novembro. A programação conta com palestras, audiovisual, colóquio e apresentação de capoeira.

Dia 21/11 (segunda-feira)

Cine Debate

Horário: 18h às 21h

Local: Anf. 9

Dia 25/11 (sexta-feira)

Palestra "Educar para as Relações Étnico-Raciais, por que é tão difícil?"

Horário: 8h30 às 10h30

Local: Sala dos Papirus na Faculdade de Educação

Dia 25/11 (sexta-feira)

Colóquio “O inconsciente é interseccional? Psicanálise e crítica social a partir de Lélia

Gonzalez”

Horário de início e final: 15h às 18h

Local: Auditório do Programa de Pós Graduação em História (PPGHis): ICC Norte, subsolo,

Módulo 24

Dia 29/11 (terça-feira)

Palestra Rap e Vivência Negra

Horário: 16h às 18h

Local: CCN

Dia 30/11 (quarta-feira)

Apresentação de capoeira, maculelê e samba de roda

Horário: 12h às 14h

Local: Ceubinho

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino