ATAQUE À DEMOCRACIA

MPF repudia fala do prefeito de Rio Branco (AC), que elogiou ditadura e defendeu atos golpistas

Sem provas, Sebastião Bocalom acusou fraude nas urnas e chamou ditadura de "milagre brasileiro"

Brasil de Fato | Lábrea (AM) |
Sebastião Bocalom, prefeito de Rio Branco: declarações golpistas e apoio à ditadura - Divulgação/Dircom

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou uma nota de repúdio à fala do prefeito de Rio Branco (AC), Sebastião Bocalom (Progressistas), que defendeu a ditadura militar de 1964 e elogiou atos golpistas que contestam o resultado da eleição de 2022.

Sem citar as torturas, mortes e restrição das liberdades políticas que marcaram a ditadura militar, o político disse que o regime foi um "milagre brasileiro". "Desde quando os militares não fizeram um grande trabalho nesse país?", afirmou em entrevista a um podcast na última semana.

:: Golpismo bolsonarista incendeia carros e destrói tubulações de água no fim de semana ::

Em Rio Branco (AC), bolsonaristas estão acampados desde o dia 2 de novembro em frente ao Comando de Fronteira Acre - 4º Batalhão de Infantaria de Selva. Eles pedem um golpe militar contra Lula e rejeitam o resultado que deu vitória ao petista. 

Leia a declaração do político na íntegra:

“Eu sou a favor de deixar que as pessoas se manifestem [pedindo golpe de Estado]. Não estão quebrando nada e não estão fazendo nada de errado. Qual o problema? Desde quando os militares não fizeram um grande trabalho nesse país? Esse país é o que é, quando, nos anos 70, os militares entraram. Os prefeitos não serão destituídos. Depende da forma de como vai ser tratado. Ninguém sabe o que vai acontecer. Quando foi o milagre brasileiro do desenvolvimento? Que o Brasil era o 40º país em economia do mundo e aí ele veio para o sexto, chegou a ser o terceiro em economia do mundo? Quando foi isso? Foi na época dos militares que o país explodiu, que a economia brasileira explodiu, é o milagre brasileiro”, disse o prefeito de Rio Branco. 

Em resposta, O MPF afirmou que a declaração viola "a noção republicana e o sistema de direitos humanos implementado pela Constituição Federal" e lembrou que "na ditadura foram empregadas práticas de tortura e execuções de pessoas".

O MPF ressaltou que vai continuar investigando crimes de violação aos direitos fundamentais cometidos durante a ditadura militar no Acre e defendeu que os culpados "sejam devidamente responsabilizados, notadamente pelo seu caráter de imprescritibilidade".

Sem provas, prefeito acusou fraude nas urnas

Na mesma entrevista, o prefeito de Rio Branco disse, sem provas, que houve fraude nas eleições de 2022. Ele citou um boato espalhado por bolsonaristas e já desmentido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que as urnas teriam transferidos votos de Bolsonaro para Lula. 

:: Membros do STF e parlamentares reagem à fala golpista de ministro do TCU ::

“[Jair Bolsonaro] perdeu ou foi roubado. Eu não sei. Eu acredito [que as urnas foram fraudadas]. Eu acredito, porque como matemático que sou e trabalho com estatística", afirmou Bocalom, ex-professor de matemática. 

Edição: Thalita Pires