FISCALIZAÇÃO

Procon-RJ realiza ação para monitorar preços na Black Friday

Agentes pesquisaram os valores de 649 itens; levantamento constatou descontos de até 47%

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Black Friday acontece nesta sexta-feira (25) - Foto: Miguel Schincariol/AFP

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ) está realizando ações para monitorar os preços dos produtos mais procurados para a Black Friday. Com isso, o órgão pretende verificar se havendo a chamada “maquiagem de preços”, ou seja, elevar os valores cobrados em alguns produtos para, durante o período promocional, retornar aos preços aplicados antes, sem o desconto real. O levantamento foi realizado em oito grandes sites entre os dias 10 de outubro e 16 de novembro e observou vantagens nos descontos. 

Os agentes pesquisaram os valores de 649 itens, como celulares, micro-ondas, lavadoras, aspirador robô, smart speakers, notebook, geladeira, TV, videogame e fogão. Segundo o Procon, no dia da promoção, o monitoramento será realizado de forma on-line e haverá fiscalização em lojas físicas. Fiscais já observaram no monitoramento dos sites descontos de até 47% neste mês.

Leia mais: Artigo | E-commerce com a China pode ser via de mão dupla?

A maioria dos produtos pesquisados no período apresentou alteração no preço, seja para mais ou para menos. Na sexta-feira (25), dia que acontece a Black Friday, um novo levantamento será realizado para apurar os preços praticados para esses mesmos produtos. Além disso, os fiscais estarão nas ruas de municípios das regiões metropolitana, dos lagos, serrana, baixada e norte fluminense, juntamente com a Delegacia do Consumidor (Decon).

A lista completa de produtos com os preços monitorados até o momento pode ser consultada  aqui . Os consumidores também podem seguir as dicas presentes na Cartilha Black Friday Legal elaborada pelo órgão que traz um guia tanto para consumidores quanto para fornecedores. 
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister