Novos ares

Flávio Dino anuncia espinha dorsal do Ministério da Justiça com negros nos principais cargos

Assessoria especial do futuro ministro será feita por Sheila de Carvalho, advogada da Coalizão Negra por Direitos

São Paulo | SP |
Sheila de Carvalho e Marivaldo Pereira estão entre os principais nomes do futuro Ministério da Justiça - Reprodução

No próximo período, o Ministério da Justiça terá negros ocupando alguns dos principais cargos de sua espinha dorsal. Na última quinta-feira (15) e nesta sexta-feira (16), o futuro ministro Flávio Dino anunciou oito nomes, dos quais quatro são negros.

Continua após publicidade

Para a assessoria especial do ministro e presidência do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), Dino indicou Sheila de Carvalho, que é advogada da Coalizão Negra por Direitos. Tamires Sampaio, diretora do Instituto Lula e especialista em segurança pública, será coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

Diego Galdino, que foi chefe da Casa Civil do Maranhão na gestão de Dino, será o Secretário-Executivo Adjunto do ministério, o número três da pasta. Por último, Marivaldo Pereira, que foi Secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), passará a ocupar o cargo de Secretário Nacional de Acesso à Justiça.

Entre os brancos que passam a integrar a pasta estão o jornalista Ricardo Cappelli, que será o secretário-executivo do ministério, o número dois da pasta; o ex-deputado federal Wadih Damous, que será o secretário nacional do consumidor; Estela Aranha, que ocupará o cargo de coordenadora de Direitos Digitais; e André Rodrigues, próximo Diretor-Geral da Polícia Federal.

Ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, que se identifica como negro, assumirá o comando do Ministério da Justiça a partir de 1º de janeiro, quando tomará posse o novo governo.

Edição: Thalita Pires