tricampeã

Lula, Alberto, Cristina e presidentes da América Latina celebram vitória da Argentina na Copa

"Pátria Grande": vitória da seleção argentina é motivo de festa em todo continente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Argentina venceu o tricampeonato na Copa do Mundo do Catar neste domingo (18) - Kirill Kudryavtsev /AFP

Presidentes latino-americanos parabenizam a seleção argentina pelo título de tricampeã mundial na Copa do Catar 2022, neste domingo (18). Em um jogo histórico, a seleção albiceleste ganhou a partida nos pênaltis por 4 x 2, depois de um empate de 3 x 3 contra a França.

O presidente argentino Alberto Fernández agradeceu a equipe técnica e os jogadores. "São exemplo de que não devemos abaixar os braços, que temos um grande povo e um grande futuro", publicou na sua conta do Twitter.

A vice-presidenta Cristina Fernández de Kirchner também agradeceu a equipe técnica e os jogadores, mas foi mais emotiva. "Agradecimento inifito ao capitão. Uma saudação especial depois de seu maradoniano 'anda pra lá, bobo', com o que ganhou definitivamente o coração de todos e todas argentinas", publicou. E por completou: "muito obrigada também por trazer à Pátria a terceira Copa".

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia desejado sorte às duas equipes e agora felicitou os hermanos. "Feliz com a vitória dos vizinhos argentinos. Grande jogo de Messi, que merecia muito, e Di Maria. Parabéns jogadores, comissão técnica da Argentina e meu amigo Alberto Fernández", disse Lula.

A ex-presidenta Dilma Rousseff também festejou a vitória da albiceleste. "Parabéns, Argentina. A melhor final de Copa do Mundo das últimas décadas. Ao povo argentino, muitos abraços e beijos. Messi, campeão! Uma final emocionante", publicou.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse: "Argentina pelo profissionalismo, justiça e por mandato divino".

"Que lindo o futebol. Um abraço grande aos irmãos argentinos. Sua alegria cruza a cordilheira", disse o mandatário chileno, Gabriel Boric.

Já o colombiano, Gustavo Petro fez um protesto na sua celebração contra a pena de morte ao jogador iraniano Amir Nasr Azadani, 26 anos, que pode ser enforcado por ter participado de protestos pelos direitos das mulheres iranianas.

"Muito bem pelo Messi e pelo povo argentino. E que o Irã não mate o futebol", defendeu Petro. 

O ex-presidente boliviano, Evo Morales também publicou uma mensagem de felicitação. 

"Vivemos a final da copa do mundo mais emocionante da história. Parabéns para a seleção argentina por sua terceira copa mundial. A dupla Messi e Di María com grande categoria deu a maior alegria à Pátria Grande", escreveu Evo.

Edição: Nicolau Soares