programe-se

Feriado de Ano Novo: confira o que abre e o que fecha no Distrito Federal

Com cerimônias de posse de governador e presidente da República, transporte público terá horário ampliado

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Queima de fogos durante virada do ano em 2017 na Praça dos Orixás (Prainha), à beira do Lago Paranoá, uma das festas mais tradicionais de Brasília - Toninho Tavares/Agência Brasília

A partir desta sexta-feira (30) até o dia 1º de janeiro, os os órgãos e serviços públicos do Distrito Federal terão os horários de funcionamento alterados. O comércio, incluindo shoppings e supermercados, também passa por adequações. Assim como ocorreu durante o Natal, a virada do ano e o feriado da Confraternização Mundial cairão em um fim de de semana. Porém, as mudanças começam nesta sexta-feira, já que o Governo do DF decretou ponto facultativo para servidores da administração pública, no âmbito direto e indireto, para reduzir o movimento na área central da cidade. 

O Decreto 44.073 também trata das cerimônias de posse do governo local e da Presidência da República, que exigem adaptações de segurança e mobilidade. Entre as ações preventivas, estão previstas linhas de revista de público e proibição de objetos que possam ser usados como arma

:: Saiba como vai ser o esquema de segurança para a posse de Lula em Brasília ::

Os serviços de transporte público, por exemplo, terão a oferta ampliada em função desses eventos e das festas de Réveillon oficial do GDF - o Viva 2023, que ocorrem no Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte), na Prainha, no Gama, em Ceilândia e em Sobradinho na sexta e no sábado.

:: Réveillon de Brasília terá eventos gratuitos em cinco regiões da cidade ::

A posse do governador Ibaneis Rocha (MDB) terá como atividade principal uma cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, por volta das 10h do dia 1º de janeiro. Já a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para seu terceiro mandato como presidente da República terá início àa 14h30 do mesmo dia. O acesso à Esplanada dos Ministérios foi bloqueado já nessa sexta-feira, para a finalização da montagem de palco e estruturas, além da necessidade de uma varredura completa de segurança. 

A seguir, o Brasil de Fato informa como fica o funcionamento de serviços públicos e comércio ao longo dos próximos dias:  

Transporte Público

Na sexta-feira (30), apesar do ponto facultativo, os ônibus circulam em esquema de dia útil, com reforço na operação de linhas que atendem as regiões onde ocorrem as festividades de ano novo entre 23h e 1h. As linhas que partem da Rodoviária do Plano Piloto para esses locais (Funarte, Prainha, Sobradinho, Ceilândia e Gama) também terão a oferta ampliada. No sábado (31), véspera de ano novo, as linhas serão reforçadas entre as 18h e as 21h e entre meia-noite e 2h. 

No sábado, a Linha 103.1 funciona para atender o público que participa da passagem de ano na Prainha. A linha faz o percurso Rodoviária do Plano Piloto/Pontão/Prainha. A previsão é de uma viagem por hora, com possibilidade de aumentar o número de carros se houver demanda.


O Metrô-DF terá horário de funcionamento estendido nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro para atender participantes das festas e da posse presidencial / Renato Alves/Agência Brasília

No domingo, em função das cerimônias de posse presidencial e do GDF, haverá um reforço dos ônibus ao longo de todo o dia, principalmente para a volta para a casa, prevista para as 4h. Na segunda-feira (2) os ônibus do transporte público voltam ao funcionamento normal. 

No Metrô-DF, a operação será normal na sexta-feira (30), com funcionamento entre 5h30 e 23h30. Já no sábado (31), o serviço público vai operar das 5h30 às 2h, em horário estendido. No entanto, entre 23h e 2h, somente as estações Central, Estrada Parque e Terminal Ceilância estarão aberta para o embarque. O desembarque ocorre em todas as estações. No domingo (1º), a operação será das 9h às 2h, mas após as 22h somente a Estação Central estará aberta para o embarque. 

Saúde

As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h, ssim como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte. O mesmo ocorre com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que manterá atendimento 24 horas, pelo telefone 192. 


Emergências de hospitais terão funcionamento ininterrupto durante as festas de fim de ano no Distrito Federal / Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Os ambulatórios e policlínicas não abrem aos fins de semana e retornam o atendimento na segunda-feira (2). As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Caps Álcool e Outras Drogas (Tipo III) terão funcionamento ininterrupto. Já as unidades dos tipos I e II e o Caps Infanto-Juvenil não abrem sábado e domingo e voltam a funcionar no dia 2. As farmácias de alto custo estarão fechadas no fim de semana. E o Hemocentro atende das 7h às 12h no dia 31 e estará fechado no dia 1º.

Na Hora

As oito unidades, que normalmente abrem aos sábados pela manhã, estarão fechadas e voltam ao atendimento normal na segunda-feira (2).

Caesb e Neoenergia

As equipes de manutenção da Caesb trabalham normalmente em regime de plantão. Os atendimentos nos escritórios e postos do Na Hora estarão suspensos nos dias 30, 31 e 1°. Já o atendimento remoto no Portal de Serviços, na Agência Virtual, aplicativo, site da companhia e pelo telefone 115 funcionam de maneira ininterrupta. 

As lojas de atendimento da Neoenergia (Lago Sul, Paranoá, Planaltina, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga) e a agência móvel (Área Especial 08, Setor Norte, Planaltina – próximo ao restaurante comunitário de Planaltina) funcionarão normalmente na sexta-feira (30) e estarão fechadas no fim de semana.O atendimento ao público será feito por meio de canais de atendimento da companhia, que são: WhatsApp (61) 3465-9318, aplicativo Neoenegria Brasília para smartphones e tablets, número 116 (telefone), agência virtual na internet (neoenergiabrasilia.com.br) e mensagem privada pelo Twitter (@neoenergiabsb).  

Segurança Pública 

Nos dias 31 e 1º, as delegacias circunscricionais da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e da Criança e do Adolescente (DCA I e II), funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24 horas, bem como a delegacia eletrônica.

A Polícia Militar também funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. O serviço de emergência do Corpo de Bombeiros Militar do DF também funcionará de forma ininterrupta. A Defesa Civil mantém técnicos de plantão por 24h e pode ser acionada pelos telefones 193 ou 199. 

Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran nos dias 30,  31 e 1º, mas a fiscalização atuará  de maneira ininterrupta nas ações de trânsito, especialmente por causa dos eventos oficiais de festas e posse. As equipes de plantão do DF Legal irão atuar na área de eventos entre a Torre de TV, no dia 31, e a posse presidencial,  no dia 1º. Duas equipes volantes estarão de prontidão para realizar diligências emergenciais nas regiões administrativas.  

Comércio e supermercados

De acordo com a Fecomércio-DF, no dia 31 de dezembro (sábado), o comércio de entrequadras e de shoppings do Distrito Federal funcionam até as 15h. No mesmo dia, a maioria dos bares e restaurantes encerra o funcionamento às 18h, exceto os que promovem festas de Réveillon. O comércio varejista de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas funciona em horário comercial na véspera de Ano Novo, com fechamento das portas às 18h. No dia seguinte estarão fechados. 

Os supermercados, no dia 31, podem funcionar até as 20h, mas a maior parte deve encerrar o expediente entre 18h e 19h. No dia 1º de janeiro estarão fechados.

Feiras

As feiras do DF devem funcionar até as 18h do dia 31 de dezembro. Já no dia 1º a opção de abrir ou não fica a cargo de cada feirante. 

Farmácias

As farmácias têm autorização para funcionarem livremente durante todos os dias do feriado até as 18h, sendo que 10% delas devem funcionar em regime de plantão 24h.

Restaurantes Comunitários

Na sexta-feira terão funcionamento normal das 7h30 às 8h30 (para as unidades que servem café da manhã) e das 11h às 14h para as demais. Nos dias 31 e 1º estarão fechados. 

Jardim Zoológico

O Zoo de Brasília tem funcionamento normal dias 30, 31 e 1º das 8h30 às 17h. Bilheteria aberta até as 16h.

Jardim Botânico

No dia 30 funciona das 9h às 17h e não abre nos dias 31 e 1º. Na segunda-feira (2) seguirá fechado para visitação, apenas com expediente interno. 

Planetário de Brasília e equipamentos culturais

Não abrem nos dias 30, 31 e 1º. 

Torre de TV 

O mirante da Torre de TV funciona em horário normal na sexta-feira, das 10h às 22h. No sábado será aberto em horário das 10h às 16h e no domingo fica fechado para visitação. 

Parques ecológicos

Parque Ecológico de Águas Claras 
Aberto todos os dias das 5h às 22h 

Parque Ecológico Olhos d’Água (das 6h às 18h, nos portões laterais) 
Aberto todos os dias das 5h30 às 20h 

Parque Recreativo do Gama
Aberto todos os dias das 6h às 18h  

Parque Ecológico do Paranoá
Aberto todos os dias das 6h às 18h  

Parque Ecológico do Lago Norte
Aberto todos os dias das 6h às 18h  

Parque Ecológico do Riacho Fundo
Aberto todos os dias das 6h às 18h  

Parque Ecológico Areal
Aberto todos os dias das 6h às 18h  

Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Aberto todos os dias das 6h às 18h  

Monumento Natural Dom Bosco
Aberto todos os dias das 6h às 20h
  
Parque Ecológico Sucupira
Aberto todos os dias das 6h às 20h  

Parque Ecológico da Asa Sul
Aberto todos os dias das 6h às 20h  

Parque Ecológico Cortado
Aberto todos os dias das 6h às 20h  

Parque Ecológico Ezechias Heringer
Aberto todos os dias das 6h às 22h  

Parque Ecológico Veredinha
Aberto todos os dias das 6h às 22h  

Parque Ecológico Península Sul
Aberto todos os dias das 6h às 22h  

Parque Ecológico Três Meninas
Aberto todos os dias das 7h às 18h  

Parque Distrital das Copaíbas
Aberto todos os dias das 8h às 18h  

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp :: 

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino