Integração

Ana Moser assume com missão de fazer "revolução e garantir direito de todos ao esporte"

Uma das ideias da nova gestão é integrar o esporte com educação, saúde e assistência social, por meio dos ministérios

|

Ouça o áudio:

É preciso inverter a lógica que sempre colocou como prioridade o esporte de rendimento, disse Ana Moser - Reprodução

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser cativou os presentes na solenidade em que assumiu publicamente o cargo de ministra do Esporte do governo Lula nesta quarta-feira (4). A missão que ela atribui a si mesma será “garantir direito de todos ao esporte, fazer uma revolução do esporte”, declarou. Segundo a ministra, tal projeto é um pedido de Lula. Uma das ideias base é integrar o esporte com a educação, a saúde e a assistência social, por meio dos ministérios.

Será também preciso criar estruturas que conectem União, estados e municípios para trabalharem em conjunto, de acordo com ela. Ana Moser afirmou que o público-alvo da “revolução” que pretende fazer é o mesmo que é prioridade dos ministérios da Saúde e Educação: crianças e jovens que estão na escola e, de modo geral, a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: "Para acabar com a fome no país, temos a solução", afirmam movimentos populares do campo

É preciso “inverter a lógica que sempre colocou como prioridade o esporte de rendimento, o topo da pirâmide. A estrutura tem que ser garantir o esporte a todos, o que está previsto na Constituição”, declarou, momento em que foi aplaudida.

“Não existe saúde sem atividade física. Já ouvimos esse discurso milhares de vezes, mas dessa vez a janela de oportunidade é única, porque há um grande entendimento do presidente Lula e isso faz toda diferença”, continuou Ana Moser.

Estratégias, recursos e parcerias

A prioridade inicial será “buscar estratégias, recursos e parcerias pra implantar acesso ao esporte e atividade física em todo o país para a maior parte da população que possamos atingir”, acrescentou. A ministra disse que os parceiros para desenvolver o ambicioso projeto irão chegar aos poucos. “Em algumas semanas teremos o time completo.” Isso não significa que as agendas já não estejam sendo organizadas, explicou.

Em termos de legislações, ela citou a Lei Geral do Esporte e o Plano Nacional do Esporte. Defendeu diálogo com o Congresso para que essas legislações “avancem”.

A ministra e o IEE

Ana Moser criou em 2001 o Instituto Esporte & Educação (IEE), “com o objetivo de desenvolver e disseminar a metodologia do esporte educacional e ampliar e qualificar a prática de educação física e esporte em todo o Brasil”, segundo o site da entidade.

O atendimento a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, e a formação de professores e estagiários e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional são as duas frentes do IEE. A agora ministra se licenciou de suas atividades no organismo para assumir o ministério.