Fundada no ano de 1978, a partir da luta por moradia, a associação de moradores e amigos da Vila Maria e Uberlândia foi um dos espaços nos bairros de Curitiba que, desde o início da pandemia, notabilizou-se por ações de solidariedade e parcerias com os movimentos populares.
Na sua sede, foi fundada, por exemplo, a União de Moradores e Trabalhadores (UMT), que busca articular associações de moradores e grupos voltados ao trabalho social.
Processo eleitoral
Na noite de ontem (4), foi aberto processo eleitoral da associação, que contará com duas chapas.
As eleições ocorrem no dia 4 de fevereiro, sábado, no período entre 10h e 19h. A votação será na sede da associação (Rua Luiz Losso Filho, número 1, bairro Novo Mundo) para uma base social de aproximadamente 1000 pessoas.
Dois nomes da comunidade
A chapa 1 é encabeçada pelo atual presidente da associação. Fabrício Rodrigues, 32 anos, é servidor administrativo da prefeitura, nascido na comunidade e formado em administração.
Na sua fala de defesa da chapa, Fabrício elencou os resultados da atual gestão: os cerca de 300 ofícios enviados à prefeitura, a melhoria no caso das enchentes na área, e a entrega superior a 20 mil marmitas produzidas todas as quintas-feiras na cozinha comunitária localizada na sede da associação.
Já a chapa 2 é encabeçada por Divanir Jessé Louback, o “Lambari”, 43 anos, motorista de transporte coletivo.
A chapa 2 ressaltou, na sua fala de defesa da chapa, que o importante que as duas chapas são de moradores e não inimigas e que o importante é o fortalecimento da comunidade.
Na sua sede, foi fundada, por exemplo, a União de Moradores e Trabalhadores (UMT) / Pedro Carrano