Conferência do clima

Brasil apresenta candidatura de Belém para sede da COP30

Anúncio foi feito pessoalmente pelo presidente Lula, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Decisão deve ser anunciada até o fim deste ano - Leonardo Milano/ICMBio

O governo brasileiro decidiu apresentar Belém, capital do Pará, como candidata à sede da Conferência do Clima 30 (COP), prevista para acontecer em 2025.

O anúncio foi feito pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um dia antes do aniversário de 407 anos da cidade. Após uma reunião com o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), ele informou nas redes sociais que o Itamaraty oficializou a candidatura.

"Eu tinha assumido o compromisso no Egito, na COP27, de que a COP30 poderia ser realizada no Brasil e fiquei feliz quando nosso ministro Mauro Vieira formalizou ao governo do Helder a cidade de Belém. Quero que a gente esteja lá para fazer uma bela COP."

A possibilidade de realização da conferência no Pará levará para o território amazônico o maior evento climático do mundo, que reúne autoridades globais para discutir o futuro do planeta, as mudanças climáticas e a preservação ambiental.

Assim que ganhou as eleições, no ano passado, o presidente participou da COP27 e adiantou que iria sugerir a realização no Brasil para a Organização das Nações Unidas.

Em 2019, havia a expectativa de que a conferência aconteceria em território nacional. Por decisão do governo de Jair Bolsonaro (PL), no entanto, o país abriu mão de ser a sede da conferência.

Leia também: Marina Silva assume Meio Ambiente, chama sociedade civil e promete fim das 'boiadas'

Para o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, a realização da COP na Amazônia representará um momento histórico para o Brasil. Mas até lá, é essencial que o poder público e a sociedade trabalhem para cessar o desmatamento na região.

"A COP no Brasil seria um momento histórico para o país e para a agenda de clima. E ocorrer na Amazônia é simbólico. Mas, meio ambiente não vive só de gestos bonitos. O Brasil é hoje o país que mais desmata floresta no mundo, e o Pará, o estado que mais desmata a Amazônia. É preciso chegar à COP30 com essa situação revertida."

A decisão sobre a próxima localidade do evento deve ser anuncia em novembro, durante a COP28.

Edição: Nicolau Soares