Comissão da Verdade

171 possíveis sepulturas de crianças indígenas são encontradas no Canadá

Oficiais informaram que as lápides foram localizadas na antiga Escola Residencial Indígena St. Mary's

|

Ouça o áudio:

A Escola de St. Mary acordou com a associação local que os estudantes não seriam convertidos ao catolicismo contra a vontade de seus pais. Em 1938, um incêndio destruiu uma de suas residências. - Comissão Nacional para a Verdade e a Reconciliação

O grupo indígena canadense Nação Wauzhushk Onigum comunicou na quarta-feira (18) que 171 possíveis sepulturas foram localizadas na cidade de Kenora, cerca de 2.000 quilômetros a noroeste de Toronto.

A comunidade originária observou que as lápides foram encontradas nos terrenos da antiga Escola Residencial Indígena St. Mary's, onde mais de 6.000 crianças indígenas foram internadas entre 1897 e 1972.

O líder do grupo indígena, Chris Skead, disse que a busca começou em maio do ano passado com o Grupo de Sobreviventes de Kaatagoging usando um radar capaz de detectar anomalias no solo.

:: Povo indígena Karaxuwanassu ocupa terreno na região metropolitana do Recife ::

Skead disse que das sepulturas localizadas no cemitério da antiga residência escolar, todas, exceto cinco, não estão identificadas.

O Nação Wauzhushk Onigum afirmou que, com base nos testemunhos dos sobreviventes e nas avaliações arqueológicas, serão realizadas investigações em outros possíveis locais.

Skead observou que “tanto o Canadá como Ontário continuam expressar o seu empenho com a reconciliação, verdade e reparação nas nossas comunidades. Aguardamos ansiosamente para saber se continuarão honrando estes compromissos”.

:: Dois jovens indígenas Pataxó são assassinados no Extremo Sul da Bahia ::

De acordo com um estudo anterior da Comissão de Verdade e Reconciliação do Canadá, mais de 3.000 crianças morreram nestas instalações escolares devido a más condições sanitárias, bem como a maus tratos por parte dos responsáveis.

Traduzido por: Flávia Chacon