AGRICULTURA URBANA

Horta comunitária garante alimentos saudáveis e fonte de renda para mulheres em Contagem (MG)

Projeto que revitalizou terreno abandonado, é subsidiado pela prefeitura e organizado por moradoras da periferia

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Na horta, moradoras produzem hortaliças, verduras, legumes, e cultivam plantas medicinais e ornamentais - Foto: Janine Moraes/PMC

O que antes era um terreno baldio, que oferecia perigo aos moradores do bairro Sapucaias, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, hoje produz alimentos saudáveis para dezenas de famílias. Desde 2022, 26 mulheres da comunidade se organizaram para solicitar à prefeitura a utilização de uma área pública, que estava sem destinação.

No terreno, de 3 mil metros quadrados, as moradoras produzem hortaliças, verduras, legumes, e cultivam plantas medicinais e ornamentais. Neste mês, o espaço receberá apoio material para a construção coletiva de um espaço de convivência, onde a comunidade poderá organizar reuniões e otimizar as atividades na horta.

:: Teixeira 'remonta' pasta do Desenvolvimento Agrário em meio a seca no RS e conflitos no PA ::

A porteira escolar Alva Rodrigues é uma das responsáveis pelo projeto. Ela explica que no local, há espaços de produção coletiva e canteiros individuais, em que cada voluntária pode plantar o que preferir. Moradora de apartamento, Alva nunca teve um contato mais próximo com a terra. Para ela, a experiência tem sido terapêutica.

Além disso, com o seu canteiro, ela consegue fornecer produtos para familiares e amigos, alimentando até três famílias. “Economicamente falando é maravilhoso. Ajuda muito, porque está tudo muito caro. E a gente tem hortaliças e legumes colhidos em casa. Tudo sem agrotóxico, fresquinho”, aponta.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::


Local tem aproximadamente 3 mil metros quadrados e conta com dezenas de canteiros individuais e coletivos / Foto: Janine Moraes/PMC

Política pública

Além do terreno e da infraestrutura, a Prefeitura de Contagem também fornece às voluntárias da horta, formação e qualificação sobre agricultura e agroecologia. Cida Miranda, subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e de Agroecologia, explica que a iniciativa é fruto do Programa Municipal de Fomento à Agricultura Urbana e Familiar. Além do Sapucaias, existem outras 44 unidades produtivas no município, entre hortas comunitárias, institucionais e unidades de produção da agricultura familiar.

No Sapucaias, o próximo passo será organizar um banco de mudas. Recentemente, as voluntárias estabeleceram uma parceria com os moradores da região para organizar uma coleta seletiva dos orgânicos nas residências vizinhas. A horta também estabeleceu parcerias com a Unidade Básica de Saúde e com escolas do bairro, além de outros setores do poder público, como a Secretaria de Meio Ambiente.

Para Cida Miranda, as articulações construídas no Sapucaias tornam a iniciativa exemplar e promissora. “Há um compartilhamento de responsabilidades muito interessante entre o poder público e as componentes da unidade produtiva”, avalia. “Por isso que a gente trabalha com essa metodologia de capacitação para a organização comunitária e técnicas agroecológicas, porque há essa perspectiva de que as unidades vão se tornando autônomas", completa.

A cidade de Contagem também conta com feiras semanais de produtos da agricultura familiar, sediadas em frente à prefeitura, ao Big Shopping e ao Tribunal de Justiça do município. Há ainda uma feira anual na Praça da Glória.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa