45 ataques

Organizações de imprensa elaboram dossiê sobre violência contra profissionais em atos golpistas

Documento será entregue à Secretaria de Comunicação da Presidência e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Jornalistas denunciaram agressões sofridas durante atos golpistas de 8 de janeiro - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entidades que representam jornalistas e órgãos de imprensa entregarão ao governo federal nesta quarta-feira (8) um dossiê sobre violência contra profissionais da área. A data foi escolhida por ser o dia que marca um mês dos ataques golpistas bolsonaristas em Brasília. Na ocasião, profissionais de imprensa sofreram ameaças e agressões.

O documento lista 45 casos de agressões físicas, ameaças, confisco de material de trabalho, roubos e ofensas entre os dias 8 e 11 de janeiro. O objetivo dos agressores era evitar que a imprensa registrasse e divulgasse os fatos ligados à barbárie promovida na Praça dos Três Poderes e suas consequências imediatas. As identidades das vítimas foram preservadas.

Com a manifestação, as entidades pretendem garantir a segurança de profissionais e veículos de imprensa em manifestações públicas, especialmente as antidemocráticas. Também está no horizonte a criação de espaços seguros para que profissionais de imprensa agredidos possam prestar depoimento com apoio jurídico e a garantia de celeridade nas investigações e responsabilizações de agressores.

Outro objetivo é a implantação do Observatório da Violência contra os Jornalistas, construído em articulação com as organizações representativas do setor e da sociedade civil. Esse Observatório trabalharia de maneira integrada com as políticas de proteção e elaboração de estatísticas para auxiliar na criação de políticas públicas.

O dossiê foi assinado por dez organizações que atuam em defesa da liberdade de imprensa. O grupo se consolidou em maio de 2022 quando, ainda no período pré-eleitoral, as entidades se organizaram para combater a violência crescente contra profissionais do setor.

O grupo é composto pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Artigo 19, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Instituto Palavra Aberta, Instituto Vladimir Herzog, Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Repórteres Sem Fronteiras e Tornavoz.

Edição: Thalita Pires