pelo menos 48 mortes

Ministério Público vai apurar responsabilidade do poder público em tragédia no litoral de SP

Chuvas causaram dezenas de mortes e muitas perdas materiais em São Sebastião e outras cidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

São Sebastião foi a cidade com mais vítimas fatais após o temporal do fim de semana - Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) informou que vai apurar eventuais responsabilidades de gestores públicos após o registro de pelo menos 48 mortes no litoral norte paulista em decorrência das chuvas entre sábado e domingo de carnaval (dias 18 e 19). 

Em nota, o MP destacou que vai investigar se a omissão do poder público colaborou "na potencialização dos efeitos das precipitações pluviométricas, mediante a falta de iniciativas na remoção de moradores de áreas de risco".

:: Chuva recorde: temporais como o que assolou o litoral paulista são cada vez mais frequentes ::

O Ministério Público paulista disse que os promotores que atuam nas localidades afetadas estão trabalhando desde domingo junto às autoridades locais para garantir medidas em favor de pessoas que ficaram desabrigadas e desalojadas.

Na manhã desta segunda, em entrevista à TV Globo, o coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Henguel Ricardo Pereira, informou que já há 48 mortes confirmadas, sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba. É grande a chance de haver mais vítimas.

:: Litoral de SP teve maior volume de chuva já registrado no país ::

A Defesa Civil de São Sebastião informou que todo o município está em situação de alerta pelo menos até sexta-feira (24). Até lá, pode voltar a chover forte. A prefeitura decretou Estado de Calamidade Pública. Mais de 1.900 pessoas estão desabrigadas. Há bairros isolados e problemas de abastecimento de energia, água e comunicação.

A orientação é para que todas as pessoas deixem as áreas próximas a encostas, que são consideradas de risco. Caso haja deslocamento de terra, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.

:: Governo Bolsonaro desidratou investimentos para prevenção de desastres ::

Edição: Vivian Virissimo