Cinema

“Coração de Neon”, filme brasileiro consagrado em Cannes, tem pré-estreia em Curitiba

Marcado para 5 de março, evento de lançamento do Coração de Neon, filme todo produzido em Curitiba, acontecerá no Teatro

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Mais de seis décadas depois, o Coração de Neon foi apontado como um exemplo do novo cinema popular brasileiro em Cannes - Divulgação

Em 2022, o filme "O Coração de Neon" foi exibido no Festival de Cannes e considerado pioneiro por várias peculiaridades que o colocam entre o gênero de   arte e o popular, além da produção ter sido feita toda ela com recursos próprios. No mesmo ano, o filme recebeu prêmios no Festival de Moscou, no Festival Internacional de Houston e no FestCine Pedra Azul. 

Depois de participar do Festival de Cannes, o cineasta Lucas Estevan Soares e a produtora executiva Rhaissa Gonçalves quiseram fazer a pré-estreia em Curitiba, por ser a cidade em que Coração de Neon foi produzido. Está programada para o dia 5 de março, às 18 horas, a pré-estreia do filme, no Teatro Positivo.  

Mais do que se acomodar na poltrona para assistir ao filme, o espectador participará de uma “première”. Antes de chegar ao anfiteatro, o público irá atravessar um tapete vermelho. Misturado aos elementos do cinema hollywoodiano, estará presente o Boquelove, como o carro de telemensagem é apelidado no filme. 

:: Antonio Marinho, poeta pernambucano, é nomeado diretor de Cultura Popular do MinC ::

Direto do Boqueirão  

Assim como na vida real, o enredo do filme não se limita a um gênero. É costurado por ação, drama e romance. Com o Boqueirão, um dos bairros mais populosos de Curitiba, ao fundo, a história começa com o sonho de Fernando e seu pai, Lau, de levar o Coração de Neon, um carro de telemensagem, para os Estados Unidos. Depois de uma apresentação da dupla não terminar conforme o esperado, a trama muda de direção. 

Para transportar o espectador para o universo do “Boquera” (codinome do bairro para moradores), o longa utiliza uma linguagem narrativa e visual que faz parte da periferia de outras grandes cidades do país. É o retrato do Brasil com sotaque curitibano. A similaridade também está nas pautas abordadas no decorrer do filme, como a violência – presente nos relacionamentos, na ação policial e nas discussões, dentro e fora das telas, na vida de milhares de brasileiros. 

:: “Volta do ministério da Cultura é ponto de partida para próxima gestão”, diz cientista político ::

Consagrado em Cannes 

Mais de seis décadas depois, o Coração de Neon foi apontado como um exemplo do novo cinema popular brasileiro em Cannes. Segundo a produtora executiva Rhaissa Gonçalves, a referência contemporânea é em virtude de o longa seguir as táticas de guerrilha do Cinema Novo: uso de recursos próprios e uma equipe multidisciplinar enxuta para produzir um filme de boa qualidade técnica. 

Conduzido por uma equipe 99% curitibana – com exceção da pós-produção – o longa é o primeiro lançamento da IHC (International House of Cinema), produtora independente que investiu recursos totalmente próprios para o projeto sair do papel.  

 

Assista ao trailer aqui 

 

Serviço 

Evento: pré-lançamento do filme Coração de Neon 

Local: Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba) 

Data: 5 de março de 2023, 18 horas 

Instagram: @coraçãodeneon 

Adquira o seu ingresso aqui

Fonte: BdF Paraná

Edição: Frédi Vasconcelos