ensino superior

Matrículas de aprovados no Sisu começam nesta quinta; saiba como fazer

Prazo final termina no próximo dia 8 de março; resultados do processo de seleção já estão disponíveis

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Estudantes aprovados no Sisu 2023 devem garantir suas matrículas até o próximo dia 8 - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Começa nesta quinta-feira (2) o prazo de matrícula nas universidades públicas para os estudantes que foram aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023. Os estudantes têm até o próximo dia 8 para concluir o processo e o envio de documentos para garantir a vaga.

Continua após publicidade

Cada universidade tem um procedimento próprio para realização da matrícula, com solicitação de determinados tipos de documentos. Também pode haver solicitação de comprovações específicas para o caso de estudantes que concorreram a vagas reservadas por cotas.

Continua após publicidade

Os resultados do Sisu já estão disponíveis no portal Acesso Único do Ministério da Educação. Por lá é possível verificar se o estudante conseguiu a vaga na universidade escolhida como primeira ou segunda opção. Em seguida é preciso verificar no site oficial da própria instituição de ensino qual o procedimento para matrícula e quais os documentos exigidos.

Continua após publicidade

Também no período entre os dias 2 e 8 de março estarão abertas as inscrições para a lista de espera do Sisu. Estudantes que tenham selecionado um ou dois cursos e não tenham sido aprovados poderão se inscrever novamente para as mesmas opções. Caso as vagas disponíveis originalmente não sejam preenchidas, serão convocados estudantes dessas listas.

Continua após publicidade

Prouni com inscrições abertas

Até o próximo dia 3 de março, estudantes que prestaram o Enem em uma das duas últimas edições podem se inscrever no Prouni, programa de bolsas em instituições de ensino superior privadas. As inscrições também são feitas por meio do portal Acesso Único do MEC.

Após o encerramento do período de inscrições e concessões de bolsas pelo Prouni, será aberto pelo mesmo portal o processo de seleção para o Fies, que oferece financiamento estudantil para pagamento de mensalidades. As inscrições acontecerão entre os dias 7 e 10 de março.

Edição: Rodrigo Durão Coelho