AUDIOVISUAL NACIONAL

Festival Visões Periféricas leva o olhar das múltiplas periferias brasileiras ao cinema, no RJ

Até a próxima quarta-feira (8), público pode conferir 78 filmes nos formatos curta, média e longa-metragem

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
a ronda
Curta "A Ronda", de Rogério Cavalcante e Castro, será exibido no domingo (5) em Botafogo, na Biblioteca Parque de Manguinhos e no CineCarioca Nova Brasília - Divulgação

Com um olhar de diretoras e diretores que vivem nas múltiplas periferias brasileiras - a social, a territorial e a existencial, por exemplo -, o Festival Visões Periféricas exibirá 78 filmes nos formatos curta, média e longa-metragem até a próxima quarta-feira (8) em alguns cinemas da zona norte e da zona sul do Rio de Janeiro e em plataformas online.

Confira aqui a programação completa do Visões Periféricas

Neste ano, em sua 16ª edição, o Visões Periféricas homenageia o cineasta Takumã Kuikuro e Kaitsu Filmes Produções – Coletivo Kuikuro. Segundo os organizadores, em um momento de retomada das políticas públicas voltadas para aos povos originários, é muito importante celebrar a trajetória de um dos realizadores mais profícuos do audiovisual indígena produzido no país.

Takumã, cineasta da etnia Kuikuro, é um dos realizadores indígenas mais importantes da já vasta trajetória recente do que se convencionou chamar Cinema Indígena no Brasil. Com apenas 18 anos, foi apresentado ao projeto Vídeo nas Aldeias, coordenado por Vincent Carelli; programa de formação de jovens cineastas indígenas, com mais de 40 anos de atuação em diversos territórios ameríndios.

Não, por acaso, o Visões abre esta edição com um registro raro de um primeiro contato com um grupo isolado, os Korubos. O documentário “A invenção do outro”, de Bruno Jorge, é uma experiência impactante que acompanha uma expedição liderada pelo indigenista Bruno Pereira, assassinado covardemente por defender a causa indígena.

Leia também: No Rio, grupo de teatro potiguar completa 30 anos com peça inspirada no clássico “Ubu Rei"

Entre as mostras competitivas do Visões Periféricas estão "Fronteiras Imaginárias" (filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil), "Cinema da Gema" (filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro), "Panorâmica" (filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens) e "Visorama" (filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor).

Veja os cinemas onde o festival está acontecendo:

Estação Net Rio / Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo, Rio de Janeiro

Estação Net Botafogo / Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo, Rio de Janeiro

CineCarioca Nova Brasília / Praça Nossa Senhora de Fátima, Rua Nova Brasília, S/N - Bonsucesso, Rio de Janeiro

Biblioteca Parque de Manguinhos / Av. Dom Hélder Câmara, 1184 - Benfica, Rio de Janeiro

Online no site do Festival / www.visoesperifericas.org.br

Online no Itaú cultural play / www.itauculturalplay.com.br

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda