Audiovisual

Festival Taguá de Cinema está com inscrições abertas até 25 de março

Evento acontece em junho em comemoração aos 63 anos de Taguatinga

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Podem ser inscritos filmes de curta-metragem com duração máxima de 30 minutos - Foto: Paula Carrubba

Estão abertas até o dia 25 de março as inscrições para a mostra competitiva de curtas metragens do 17º Festival Taguá Cinema, que acontece de 7 a 10 de  junho em comemoração ao aniversário da Região Administrativa de Taguatinga.

Nesta edição, além de celebrar os 63 anos da cidade, o festival se compromete com as novas e antigas possibilidades de brasis, em reinventar e reaprender, em marcos políticos, históricos e culturais, o que o cinema oportuniza a refletir no Brasil.

:: Festival Visões Periféricas leva o olhar das múltiplas periferias brasileiras ao cinema, no RJ ::

"O Brasil tenta espantar o fantasma do autoritarismo que insiste em nos assombrar e a cultura é a ferramenta mágica para as guerras ditas espirituais. É uma guerra que acontece no campo do simbólico e nesse lugar, ela é sangrenta. Nesse contexto, o cinema é como a espada de fogo dos anjos protetores que corta a ignorância e projeta luz nos caminhos. Por tudo isso, esse ano, nossa expectativa de filmes inscritos para o Festival Taguatinga de Cinema é muito grande", diz William Alves, idealizador do evento.

O Festival é dividido entre a Mostra Competitiva e as Mostras Paralelas e Infantil. Ao todo serão selecionados 24 filmes para a Mostra Competitiva. A Curadoria Oficial do Festival  vai escolher 23 obras e, apenas uma pela Curadoria Popular do Festival Online.

:: Antonio Marinho, poeta pernambucano, é nomeado diretor de Cultura Popular do MinC ::

Poderão ser inscritos filmes de curta-metragem com duração máxima de 30 minutos, seja documentário, ficção, experimental, híbrido, animação finalizados a partir de março de 2021, que estejam em sintonia com os valores éticos, políticos e artísticos do festival.

Para os curtas-metragens dedicados ao público infantil, serão aceitas obras que tenham sido realizadas a partir de 2014. No entanto, estes filmes não serão considerados para a Mostra Competitiva, por não atenderem à regra de  finalização a partir de março de 2021. Porém, podem ser inscritas para participar exclusivamente da Mostra Infantil, concorrendo com filmes infantis produzidos a partir de março de 2021.  

Não é limitada a quantidade de envios de filmes por pessoas, porém só serão aceitas 500 inscrições. As obras selecionadas estarão disponíveis no site do Festival a partir do dia 30 de abril.

:: “Volta do ministério da Cultura é ponto de partida para próxima gestão”, diz cientista político ::

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita através do formulário disponível no site.

Festival Online

A 17ª edição do Festival Taguá de Cinema também apresentará um Festival Online em plataforma própria, que será lançado 45 dias antes da programação presencial. No ato da inscrição é possível optar por participar ou não do Festival Online. Caso o filme esteja entre os selecionados pela curadoria oficial do Festival, ele não participará do Festival Online, ainda que feito esta opção.

Ao participar do Festival Online, o filme permanecerá obrigatoriamente no site do Festival Taguatinga de Cinema até dois meses após a realização do evento.

Premiação

Os vencedores da mostra receberão o prêmio em dinheiro. As obras escolhidas pelo Júri oficial do Festival serão premiadas com R$ 3 mil cada e o filme escolhido pelo Júri Popular receberá R$ 1 mil.

Serviço 

Festival Taguá de Cinema

Data: 7 a 10 de junho de 2023

Local: Teatro Paulo Autran - SESC - Taguatinga

Inscrições pelo site do evento

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino