absurdo

TCU pede explicações sobre a destruição de vacinas contra covid-19 no governo Bolsonaro

Perda de doses de vacinas contra covid-19 é resultado da má gestão dos estoques no governo anterior

|

Ouça o áudio:

Destruição de vacinas contra a covid-19 é injustificável em um país que teve um alto índice de mortes pela doença - Hospital Infantil do Texas

Dois milhões de doses de vacina contra a covid-19 foram destruídos no ano passado pelo governo federal. O estoque estava vencido. A informação está em documento do Tribunal de Contas da União. O prejuízo aos cofres públicos, segundo o TCU, chega a R$ 1 milhão.

Continua após publicidade

O Tribunal de Contas da União fez uma auditoria nos estoques do Ministério da Saúde. E acabou percebendo medicamentos, vacinas e outros materiais próximos ou fora do prazo de validade.

O TCU identificou, por exemplo, que cerca de 2 milhões de doses de vacina contra a covid-19, doados pela Embaixada dos Estados Unidos, foram descartados porque perderam o  prazo de validade. 

O Ministério da Saúde gastou R$ 1 milhão para transportar as doses, fazer o desembaraço aduaneiro, armazenar e, pra depois, incinerar o estoque vencido.

:: Fiocruz aponta aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por covid-19 no país ::

O Tribunal de Contas da União deu um prazo de 15 dias para os responsáveis apresentarem defesa ou devolverem o valor ao Tesouro Nacional.

O TCU também identificou outras doses de vacinas próximas do vencimento. E por isso, deu prazo de 10 dias para o Ministério da Saúde dar informações sobre a quantidade de vacinas contra covid-19 em estoque, data de validade, quantidade de produto já descartado, entre outras questões.

O Ministério da Saúde disse que a perda de doses de vacinas contra covid-19 é resultado da má gestão dos estoques no governo anterior, do negacionismo em relação aos benefícios das vacinas e da falta de mobilização para imunizar as pessoas.

O Ministério informou, ainda, que a atual gestão está totalmente empenhada em resgatar a confiança da população brasileira nas vacinas para que o Brasil volte a ser referência mundial no tema.