COP30

Paraguai anuncia apoio a candidatura brasileira para sediar cúpula da ONU para o clima em 2025

Paraguaios e brasileiros conversam sobre novo acordo para energia de Itaipu e cooperação durante visita de Mauro Vieira

São Paulo (SP) |
Os chanceleres de Paraguai e Brasil durante coletiva de imprensa em Assunção - Ministério de Relações Exteriores do Paraguai

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e seu chanceler, Julio César Arriola, receberam o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em Assunção nesta quinta-feira (9). Na capital paraguaia, os líderes conversaram sobre os acordos de venda de energia de Itaipu e a integração regional.

Arriola anunciou que apoia a candidatura brasileira para sediar a COP30, a mais importante cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil quer sediar o evento em Belém, em 2025. Vieira, por sua vez, destacou que a visita para Assunção é sua primeira viagem internacional como chanceler e convidou os paraguaios para o G20.

Construída de maneira conjunta por brasileiros e paraguaios, a Usina de Itaipu entrou na agenda. O acordo firmado para a construção da segunda maior usina hidrelétrica do mundo prevê que as bases financeiras para a venda de energia excedente serão rediscutidas após a quitação das dívidas contraídas para a construção de Itaipu — que ocorreu agora em 2023. O Brasil compra energia elétrica dos paraguaios, que não utilizam toda a cota que teriam direito da produção de Itaipu. O Paraguai entende que o Brasil poderia pagar mais pela energia elétrica que compra.

"Concordamos com a importância de definir, o quanto antes, as bases orçamentárias para este ano, com vistas à fixação da tarifa a ser ofertada pela entidade para 2023. Lembremos que esse processo ainda está no nível técnico da Itaipu Binacional", disse Arriola.

Apesar do início de diálogo, o acordo para redefinir as bases e valores para venda de energia deve ser definido apenas depois das eleições presidenciais no Paraguai, previstas para 30 de abril.

Durante coletiva de imprensa, Vieira destacou que o Brasil é o maior investidor estrangeiro no Paraguai e que a cooperação regional é uma prioridade do Governo Federal.

"Expressei a visão de um novo momento do Brasil e de sua relação com a região, uma relação que voltou ao centro de nossa política externa, conforme determina nossa Constituição, e como havíamos feito no passado", disse Vieira.

Edição: Rodrigo Durão Coelho