REUNIÃO MINISTERIAL

'Não dá para achar que o gostoso nesse país é guardar dinheiro', diz Lula a ministros

Em reunião no Palácio do Planalto, presidente diz que que "dinheiro bom é dinheiro transformado em qualidade de vida"

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Rui Costa, ministro da Casa Civil, e Lula, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto - Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou hoje que os ministros de seu governo se esforcem e tenham "criatividade" para que o Produto Interno Bruto (PIB) volte a crescer no Brasil. A declaração foi feita na abertura da reunião ministerial no Palácio do Planalto na manhã desta sexta-feira (10), o segundo encontro de alinhamento com todos os ministérios presentes.

"Nós vamos fazer investimento. Eu quero saber o papel dos bancos públicos para alavancar o investimento nesse país, para pequenos e médios empresários, para cooperativas, para grandes empresários, para os estados e prefeituras que têm capacidade de investimento", disse Lula em seu  discurso inicial, transmitido pela TV Brasil e pelos canais oficiais do governo federal.

"Por que não empresar dinheiro para essa gente? Não pode ser proibido emprestar dinheiro para construir um ativo que vai aumentar o patrimônio desse país, que vai melhorar qualidade da vida do povo em saúde, educação e, sobretudo, em emprego, que muda a vida do povo", declarou.

Leia também: Padilha: 'O tempo em que um presidente da República dizia que fuzilaria a oposição acabou'

"A gente não pode aceitar ideia de que o PIB não vai crescer porque alguém disse. Nós vamos fazer o PIB crescer porque vamos gerar emprego com as pequenas coisas. [...] Não dá para a gente achar que o gostoso nesse país é guardar dinheiro. Dinheiro bom é dinheiro transformado em obras, em qualidade de vida, em saúde, educação e, sobretudo, emprego, que é o que dá dignidade ao povo brasileiro", disse o presidente.

Em um dos momento do discurso, que durou cerca de 10 minutos, Lula fez referência aos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) ao dizer que "temos que arrumar dinheiro" para projetos de infraestrutura que possam melhorar o PIB brasileiro, apesar de projeções apontarem o contrário.

A reunião deve durar até às 14h. Depois do discurso de Lula, a Casa Civil, representada pelo ministro-chefe Rui Costa, apresentou um cronograma do plano de investimentos do Executivo.

Em seguida, estão previstas apresentações de alguns ministros. Haddad e Tebet darão informes sobre questões orçamentárias. Além disso, o Planejamento Plurianual (PPA) deve ser debatido, com foco na viabilização de um processo participativo para elaboração documento, que dita as diretrizes do governo pelos próximos quatro anos.

Assista a um trecho do discurso de Lula:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

Edição: Nicolau Soares