CRIME POLÍTICO

Atos no Distrito Federal marcam cinco anos do assassinato de Marielle e Anderson

Capital terá exposição, roda de conversa, sarau e Prêmio de Direito Humanos

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Exposição "Marielle Franco – Nesse lugar" estará aberta ao público de 15 a 23 de março na Câmara Federal - Foto: Renan Olaz

O dia 14 de março se tornou um dos símbolos da luta contra o violência de gênero, raça e política no Brasil. Nessa data em 2018, a então vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e seu motorista, Anderson Gomes, foram brutalmente assassinados em uma emboscada quando passavam de carro pelo centro da cidade. Cinco anos depois, do assassinato sem respostas, diversas ações de homenagens e luta por justiça serão realizadas, em Brasília as atividades se concentram na Câmara Federal, na Praça Marielle Franco e também na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Na Câmara Federal será inaugurada nesta terça-feira (14) a exposição "Marielle Franco – Nesse lugar" organizada pela Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. A exposição é inédita e o nome tem como referência a uma expressão muito usada pela vereadora. Antes considerado um vício de linguagem nos seus discursos, foi incorporada como uma metáfora de uma política fortemente ancorada no território do Rio de Janeiro, mas também no lugar de fala para os debates de gênero, raça e classe em todos os espaços.

:: Caso Marielle: 'Minha mãe deve ser lembrada pela trajetória, e não pelo crime sem resposta' ::

Com acesso livre para o público de 15 a 23 de março, a abertura da exposição ocorrerá logo após Sessão Solene in Memorian a Marielle Franco e Anderson Gomes, no Plenário da Câmara dos Deputados, no dia 15, às 10 horas. A curadoria da exposição ficou a cargo de Fernanda Chaves, sobrevivente do assassinato, e Priscilla Brito, também ex-integrante do mandato de Marielle.


O assassinato de Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, completa cinco anos nesta terça-feira / Reprodução / Instagram

Roda de Conversa

Na Praça Marielle Franco, que fica no Setor Comercial Sul, zona central de Brasília, será realizado nesta terça um ato político com roda de conversa. O evento está programado para acontecer entre as 12h30 às 14h30 na proximidade da entrada da Estação Galeria do Metrô. O intuito será debater a violência política, sob o viés de gênero, que atravessa mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Ainda na terça será realizado um sarau na Praça do Cidadão, da região administrativa da Ceilândia, a partir das 19h30. O intuito é reafirmar a posição contra o fascismo e o racismo, que motivaram essa tragédia e relembrar as vidas e suas lutas de Marielle Franco e Anderson Gomes com muita música e poesia.

:: "Marielle fazia política com força e simpatia", relembram mulheres negras inspiradas por ela ::

Prêmio de Direitos Humanos

Já na quarta-feira (15) será realizado, na Câmara Legislativa do DF, o 4º Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, que é um reconhecimento público e oficial da Comissão de Direitos Humanos pelo trabalho de defensoras e os defensores de direitos humanos em diversas áreas de atuação.

A solenidade de entrega do prêmio acontece às 19 horas no plenário da CLDF. Os prêmios serão divididos nas categorias: ativistas, organizações da sociedade civil, serviço público, trabalho acadêmico, jornalismo, empresas, arte e cultura.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino