14M

Justiça por Marielle e Anderson: movimentos populares e parlamentares realizam ato em BH

Apresentações musicais e debates nas casas legislativas compõem programação desta quarta (14)

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
A vereadora carioca Marielle Franco foi assassinada em 14 de março de 2018
A vereadora carioca Marielle Franco foi assassinada em 14 de março de 2018 - Reproducción Facebook

No dia 14 de março (14M), o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes completa cinco anos. Para marcar a data, movimentos populares e parlamentares mineiras organizam, em Belo Horizonte, o “Festival justiça por Marielle e Anderson”.

A programação do evento começa na noite desta segunda (13) com projeções em prédios no Centro da cidade e colagens de lambes, pelo interior do estado, em memória às vítimas.

:: RJ: Festival Justiça por Marielle e Anderson terá programação gratuita na Praça Mauá ::

Nesta terça (14), o Comitê Marielle Vive! organiza atividades em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O dia 14 de março também é marcado pela Dia Internacional de Luta contra as Barragens. Nesse dia, também serão realizados atos artísticos-políticos, como o “BordAção” e o “Amanhecer por Marielle”. Além disso, a gabinetona organiza às 13h uma roda de conversa sobre o tema na Câmara Municipal de Belo Horizonte.


Foto: Bárbara Dias/Fotoguerrilha

“Precisamos de muita mobilização dos movimentos negros, de mulheres, antirracistas, que estejam empenhados em pedir justiça para esse caso. Não é possível ter democracia sem ter justiça por Marielle”, ressalta a vereadora Iza Lourença (PSOL).

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está prevista uma audiência pública, na Comissão de Direitos Humanos, convocada pelas deputadas do Bloco Democracia e Luta.

Na avaliação da deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) uma resposta conclusiva sobre o crime “é fundamental para enfrentar o sistema de violência política contra as mulheres, em especial mulheres negras e mulheres LBT”.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A audiência pública na ALMG acontece às 16h. O evento é aberto ao público e contará com a presença de mulheres quilombolas, de indígenas, do Movimento Negro Unificado, de parlamentares, de representantes de movimentos sociais e representantes de instituições de Justiça.

Finalizando a jornada de atividades do 14M em Belo Horizonte, na noite de terça-feira (14) haverá o encerramento com apresentações poéticas, musicais e palco aberto para artistas. O evento é gratuito e acontece embaixo do Viaduto Santa Tereza, no Centro de Belo Horizonte.

:: Ex-assessora de Marielle e única sobrevivente é recebida pelo Ministério da Justiça ::

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa