Legislativo

São Paulo: com 34% de renovação, 94 deputadas e deputados tomarão posse na Alesp

No primeiro ato, parlamentares devem eleger candidato do Palácio dos Bandeirantes para presidência da Casa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
PL e PT terão as duas maiores bancadas da Alesp - Foto: Alesp

Nesta quarta-feira (15), a partir das 15h, 94 deputadas e deputados tomam posse na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para a 20ª legislatura da Casa. Desse total, 34%, ou 32 parlamentares, são novatos.

Conforme prevê o regimento interno, o atual presidente, Carlão Pignatari (PSDB), conduzirá o rito de posse, acompanhado dos deputados Luiz Fernando Teixeira (PT) e Rogério Nogueira (PSDB), 1º e 2º secretários, respectivamente.

Em seguida, haverá a eleição do presidente da Alesp e da Mesa Diretora. Maioria nesta legislatura, com 19 deputados, o Partido Liberal (PL) deve ficar com o comando da Casa. André do Prado (PL) é favorito para a eleição presidencial e pode ter mais de 80 votos.

:: Giannazi diz que PL na presidência da Alesp representará 'puxadinho' de Tarcísio ::

O outro candidato na disputa pela presidência da Alesp é Carlos Giannazi (PSOL). Em entrevista ao Brasil de Fato, o deputado lamentou o amplo consórcio que deve eleger Prado e garantir uma legislatura tranquila para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Haverá continuação da Assembleia Legislativa, submissa passiva e tendo essa característica que eu conheço já há muito tempo: fazendo puxadinho do Palácio dos Bandeirantes. Então apenas homologa, porque o Tarcísio vai ter a maioria. Então ela [Alesp] não vai ter independência, autonomia, vai continuar não investigando os casos de corrupção que envolvem o governo, como já aconteceu”, afirma Gianazzi.

:: Tarcísio quer mudar sede do governo para o centro e provoca receio por 'higienização' da região ::

Oposição e base governista

O Partido dos Trabalhadores (PT) terá a segunda maior bancada da Alesp, passando dos dez deputados atuais para 18. Entre os eleitos está Eduardo Suplicy que, com 807.015 votos, foi o deputado estadual mais votado de São Paulo nas eleições de 2022.

O PT aderiu ao modelo de federação com PV e PCdoB e vai somar 19 assentos. Entre os comunistas, somente Leci Brandão foi eleita.

O PSDB, que governou São Paulo por 28 anos, perdeu quatro cadeiras, entre 2018 e 2022, saindo de 13 deputados para nove, e será a terceira maior bancada da Casa. Os tucanos aderiram à federação com o Cidadania, que elegeu mais dois parlamentares.

:: SP: especialistas alertam para "falta de freio da PM" com Derrite no comando da Segurança ::

O Partido Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas, manteve as suas oito cadeiras na Alesp. O União Brasil (UB) também manteve o número de oito deputados estaduais eleitos e fecha o grupo das cinco maiores bancadas do estado.

União Brasil, Republicanos, PSDB e PL estarão na base do Palácio dos Bandeirantes e garantem a maioria na Casa para Tarcísio de Freitas governar.

:: SP remaneja alunos para escola 4 km distante, sem diálogo com pais nem direito a transporte ::

Edição: Rodrigo Durão Coelho