ASSISTA

Bem Viver na TV: documentário denuncia os impactos das usinas eólicas em Pernambuco

Programa traz produção "Vento Agreste" lançada neste mês, o cenário da merenda escolar no RJ e projeto sobre a Amazônia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bem Viver traz o documentário "Vento Agreste", que mostra denúncias de agricultores e agricultoras que sofrem com a instalação de usinas eólicas em Pernambuco. - Divulgação Documentário "Vento Agreste"

Nesta edição o Bem Viver na TV, programa do Brasil de Fato, traz no Mosaico Cultural o documentário "Vento Agreste", que denuncia impactos dos parques eólicos em Pernambuco. 

Veja também: Bem Viver na TV: "O Brasil começa por nós, mulheres indígenas", Célia Xakriabá

O registro é uma produção da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em parceria com o Instituto Mãe Terra, com a equipe de residência em saúde coletiva e agroecologia da Universidade Federal de Pernambuco e com o Fundo Casa Socioambiental para apoiar a luta pela reparação dos direitos violados dos agricultores, entre elas Roselma de Melo.

"A gente só tem duas opções, que é: ou a gente sai do lugar da gente ou as eólicas saem. E a gente sabe que as eólicas não vão sair. Então, infelizmente, vamos ter que sair do local que escolhemos pra viver. A gente aqui que mora praticamente embaixo delas, é problema de saúde, ansiedade aumentou, perda de sono para dormir. O barulho é frequente, é todos os dias o barulho", denuncia a agricultura.

As gravações de "Vento Agreste" foram realizadas entre os meses de julho e outubro de 2022, a partir da atuação das organizações envolvidas em atividades de escuta, registro, formação e acompanhamento dos casos de violações de direitos causados pelas usinas eólicas.

Saiba mais: Silvio Almeida fala sobre assuntos transversais aos direitos humanos na UNB

Uma das principais criticas é o modelo que tem sido utilizado para a instalação, onde os moradores acabam aceitando sem saber qual o impacto na prática como destaca João Paulo do Vale, que é agente da CPT e foi diretor e roteirista do documentário.

"A questão não é energia eólica, a questão é o modelo no Brasil, porque ela vai seguir os mesmos padrões do latifúndio tradicional. Na Europa, existe outra regulamentação, quando a energia chega no Brasil ela imita a lógica do latifúndio, da violência, da acumulação então a gente achou que o mais interessante, o estratégico era dar visibilidade ao que realmente acontece mostrar que essa energia não é suficiente nem pra natureza porque a natureza sofre bastante com esse modelo que é instalado no Brasil, muito menos para os camponeses, pros povos da natureza", pontua Vale.

Confira a reportagem na íntegra no programa:

E tem mais...

O Alimento é Saúde mostra a importância da merenda escolar no Rio de Janeiro. Para muitas crianças, ela é a principal refeição do dia.

Já o Momento Agroecológico é internacional. Você vai conhecer a comuna venezuelana que cria peixes e porcos pra alimentar uma das maiores favelas de Caracas.   

Você também vai conhecer o projeto Casa de Mensagens, um espaço virtual que mostra a Amazônia sem estereótipos.

E a Rede de Proteção Contra o Genocídio dá um salve da luta pela vida e direitos nas periferias de São Paulo.

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza