ASSISTA

Bem Viver na TV: "O Brasil começa por nós, mulheres indígenas", Célia Xakriabá

Programa traz uma entrevista com a primeira deputada federal indígena por Minas Gerais e a produção de soja do MST

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bem Viver traz uma conversa com a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) sobre a resistência das mulheres indígenas - Arquivo Pessoal

Nesta última edição do mês de luta das mulheres, o Bem Viver na TV, programa do Brasil de Fato, traz uma entrevista especial sobre a resistência das mulheres indígenas com a primeira deputada indígena eleita por Minas Gerais, Célia Xakriabá (PSOL-MG).

Veja também: Bem Viver na TV: deputada Ediane Maria fala sobre a luta por moradia em São Paulo

Primeira liderança indígena a presidir um colegiado no Congresso Nacional, a deputada foi eleita para comandar os trabalhos da recém-criada Comissão da Amazônia e Povos Originários da Câmara dos Deputados (CPOVOS) e fala da sua trajetória.


"Sou fruto da luta de várias mulheres ancestrais que não tiveram a oportunidade de chegar na universidade, não tiveram a oportunidade de chegar no parlamento do lado de dentro, mas sempre foram peças fundamentais para fazer a sustentação da luta do lado de fora", comenta.

O primeiro primeiro pronunciamento da parlamentar no Congresso Nacional foi aos 13 anos de idade enquanto movimento indígena, ela reforça que a primeira escola e universidade foi e continua sendo a luta.

Saiba mais: Bem Viver na TV: Pobreza Menstrual atinge milhões de brasileiras 

"Sempre estudei escola indígena e lá ninguém me ensinou que quem descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Cabral, porque a história do Brasil não foi de mentira. A miscigenação não foi de mentira. O  estupro das mulheres indígenas não foi de mentira. O Brasil começa por nós. Por isso é impossível dizer amor à pátria sem respeitar as mulheres, entendendo que a mãe do Brasil é indígena", afirma ela,

Para Célia seu papel dentro do Congresso passa pelo entendimento que a "caneta é pra assinar, não pra assassinar direito", e ressalta que irá assinar documentos pensando nos recursos judiciais, mas, sobretudo, quer demarcar e assinar também com a "força do urucum e jenipapo".

"Entendo que estamos preparadas pra reflorestar, pra indigenizar e mulherizar essa política. Porque a cada vez que as pessoas não sentem sensível pelo feminicídio -  eu venho do estado que mais mata mulheres. Se as pessoas não se sentirem sensibilizadas a isso,  com ecocídio, com etnocídio, Nesse momento nós estamos vivenciando um momento muito sério com a humanidade que é o amorticídio. Quando mata uma mulher está perdendo a capacidade de amar. Isso é mais do que Pauta política, essa é uma pauta humanitária. A cada vez que mata uma mulher, mata parte do Brasil", denuncia.

E tem mais...

O Momento Agroecológico mostra que se depender do MST no Paraná, a soja pode ser muito mais que um símbolo do agronegócio. Agricultores assentados dão um novo valor ao grão a partir da colheita da soja não transgênica. 

Na semana do Dia Mundial da Água, 22 de março, o programa traz uma reportagem no semiárido brasileiro, onde o tradicional filtro de barro faz parte dos esforços para garantir água limpa para milhões de famílias… 
 
Também vamos mostrar a importância do trabalho das catadoras de materiais recicláveis, que lutam contra a invisibilidade e o preconceito. 

E as mulheres do Acampamento Fidel Castro, em Centenário do Sul (PR), dão um salve sobre as articulações das trabalhadoras rurais no estado

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza